O misterioso Porsche 356 Limousine

03/07/2019

O Porsche 356 Limousine de 1953, da Taj Ma Garaj Collection, pôs as cabeças dos entusiastas a “carburar”, pois não existia informações sobre o modelo, nem da sua origem. Sabia-se somente que teria sido utilizado um Porsche 356 Pré-A para a base desta limousine. Todos os pormenores exteriores permaneceram originais, como os farolins, o pára-brisas e os piscas frontais.

Originalmente a carroçaria foi construída pela Reutter, que tinha sido contratada pela Porsche para construir todas as carroçarias do 356, levando mesmo à compra da Reutter pela Porsche, em 1963. Por esse motivo chegou a pensar-se que poderia ter sido a própria Reutter que a construir este modelo como protótipo, ou a pedido de algum cliente mais abastado. Após uma pesquisa mais aprofundada, constatou-se um emblema no compartimento do motor da Sonauto, que era o distribuidor francês da Porsche, o que leva a crer que este modelo foi vendido novo em Paris.

O trabalho desenvolvido na transformação deste automóvel foi muito bem executado por Don Boeke, da Egyptian Custom Body, em Ohio, através de um desenho feito por Byron Kauffman. Constatou-se que foi construído para o coleccionador de modelos Porsche John Dixon, para ser utilizado no casamento da sua filha. O Porsche 356 Pré-A utilizado estava em muito mau estado, sem chão e só com partes da carroçaria. Nasceu, assim, a ideia de o transformar numa limousine. O motor foi substituído por um do Porsche 912, com o número 4094339, mantendo a originalidade, pois trata-se de um quatro cilindros boxer arrefecido a ar, mas ganhando um pouco mais de potência.

As portas traseiras foram montadas na forma “suicida”. O interior tem uma qualidade excepcional, forrado em pele, além de madeira. Muitas funcionalidades foram incorporadas no automóvel, como um termómetro interior e exterior e um rádio Blaupunkt AM/FM. Os bancos traseiros são rebatíveis, para ter acesso a uma secção onde podem sentar crianças ou transportar objectos. O tecto de abrir, montado na traseira, foi extraído de um Volkswagen Carocha.

Este 356, com o chassis número 50146, será oferecido em leilão no final de Setembro, em Dayton, numa venda levada a cabo pela RM Sotheby’s, na qual serão leiloados vários modelos Porsche da colecção Taj Ma Garaj. Sem preço mínimo de reserva, a leiloeira estima que o valor da venda se fixe entre os 150 e os 250 mil dólares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.