O último Bugatti EB110 SS a ser produzido está a venda

24/03/2019

O nome Bugatti é actualmente tão familiar para as pessoas como qualquer outro fabricante de supercarros contemporâneo, mas até à chegada do EB110 GT, corria o ano de 1991, o seu símbolo não figurava no capot de um automóvel há quase 40 anos. O EB110 de 553 cv não foi concebido por nenhum descendente do fundador da marca, mas pelo empresário italiano Romano Artioli, que adquiriu a extinta marca Bugatti em 1987. No entanto, o EB110 encapsulou perfeitamente o que os automóveis originais da Bugatti foram sempre, ou seja, uma máquina poderosa e dinamicamente capaz envolta num corpo bonito.

O EB110 Super Sport foi revelado seis meses depois da versão GT e elevou a fórmula de um supercarro a um patamar de outro nível. Graças ao novo ECU, injectores maiores e um sistema de escape menos restritivo o motor V12 de 3.5 litros do Super Sport debitava a incrível potência de 603 cv. Um pára-choques dianteiro mais pronunciado, asa traseira fixa e aberturas de refrigeração adicionais para motor e travões foram adicionados, enquanto o capot e a tampa do motor eram agora feitos em fibra de carbono, isto permitiu que o EB110 SS fosse aerodinamicamente mais eficiente e cerca de 330 kg mais leve do que a versão GT. Estas alterações foram suficientes para ir dos 0 aos 100 km/h em 3,26 segundos e de atingir a velocidade máxima de 355 km/h, estatísticas impressionantes hoje em dia, mas absolutamente espantosas em 1992. O design do EB110 teve certamente pouca influência no Veyron de 1000 cv, mas ao contrário deste, o EB110 SS é verdadeiramente um modelo raro, com apenas 30 exemplares fabricados.

Este Bugatti EB110 SS de 1995, e que lhe mostramos ao pormenor em baixo, está à venda no site da leiloeira Girardo & Co. Embora tenha mudado algumas vezes de mãos, quando foi vendido ao seu actual proprietário, em 2003, marcava no odómetro apenas 702 milhas. Dezasseis anos volvidos a leiloeira refere que o modelo continua a ter poucos quilómetros de rodagem. Além de ser um exemplar do raro Super Sport, este tem também a distinção de ser o último EB110 SS a ser fabricado pela Bugatti.

Escusado será dizer que automóveis icónicos como este não se encontram à venda com frequência, enquanto a Girardo & Co não revela o valor deste raro exemplar, a Hagerty lista exemplares avaliados em 1,45 milhões de dólares, número do qual o preço deste EB110 SS não se irá afastar muito

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.