Olda: Uma marca nacional vocacionada para a competição

14/03/2022

No último episódio, da segunda temporada da série “Automóveis Portugueses”, o Jornal dos Clássicos aborda o automóvel Olda com o seu actual proprietário, Paulo Lopes Porto.

Paulo Lopes Porto foi o responsável por há 15 anos atrás ter encontrado este veículo tendo assim o privilégio e a oportunidade de restaurá-lo para as especificações originais. Continua a ser o seu guardião até aos dias de hoje.

A Olda, de Águeda, surgiu em 1954 e rapidamente conquistou o papel de favorito nas corridas, não só devido à qualidade do projecto como ao excelente nível de condução de Joaquim Correia de Oliveira, piloto e técnico do veículo, e de Ângelo Costa, responsável pela preparação dos motores. Acabava de nascer uma nova marca nacional de automóveis exclusivamente vocacionada para a competição.

A participação do Olda nas competições durou apenas três anos e decorreu entre as épocas de 54 e 56, destacando-se não só os bons resultados obtidos quer na Boavista quer no Monsanto, como também o excelente 2º lugar na classe de 1500, obtido no circuito internacional de Tanger.