Os 11 clássicos mais pequenos da história

18/07/2020

Nem só de grandes automóveis se escreve a história. Muitos automóveis pequenos foram os responsáveis pela sobrevivência de algumas marcas e outros pela implementação destas. Seguem-se onze exemplos de alguns pequenos automóveis que ficam para a história.

 

 

Autobianchi Bianchina 500

Produzido de 1959 a 1970, este pequeno automóvel, cheio de estilo, construído com base no Fiat 500, estava equipado com um motor Fiat de 500 cc e dois cilindros. Existiam vários tipos de carroçarias, a Berlina, o Cabriolet, o Transformabile, a Panoramica e a Furgoncino.

BMW Isetta

Este era o melhor automóvel do seu segmento, comercializado pela BMW, em parceria com a fabricante de frigoríficos de Milão, a Iso. Isetta significava pequeno Iso e tinha a particularidade de só ter uma porta, que era na frente, onde se enquadrava o para-brisas. Ficou conhecido, por ter sido o primeiro automóvel produzido em massa, com um consumo de combustível de 3L aos 100 km.

Fiat 600 Multipla

Este modelo foi um dos primeiros monovolumes produzidos, e de tamanho bastante reduzido. Atingia pouco mais de 90km/h de velocidade máxima. Construído assente na plataforma do Fiat 600, com as suspensões frontais do Fiat 1100, poderia levar até seis ocupantes.

Fiat Jolly

Estes modelos da Fiat, eram transformados para serem utilizados nas zonas ricas da costa italiana. A Ghia, uma carozzeria italiana, especializou-se na produção destes pequenos buggys italianos. Vários foram os modelos utilizados para serem transformados, desde o 500, o 600, o Multipla e a Giardiniera. No mercado italiano, ao invés de serem vendidos como Jolly, eram conhecidos por Spiaggina.

Fiat Marine Eden Roc

Este automóvel é um protótipo, mas não deixa de ter a sua pinta. Com o seu estilo inspirado na aeronáutica, a traseira parece de um barco de recreio, com o banco em madeira. Foi construído pela Pininfarina, com base num Fiat 600 Multipla, a pedido da família Agnelli, que na época estava à frente da Fiat.

-Fuldamobil

Produzidos de 1950 a 1969 pela Elektromaschinenbau Fulda GmbH, o desenho foi concebido por Norbert Stevenson, um jornalista, com um estilo compacto, de três rodas, que poderia levar dois ocupantes. Existem várias variações de carroçaria, devido ao facto de ter sido produzido em quatro continentes diferentes. Utilizava motores de um só cilindro.

Goggomobil

Menos de 67,000 automóveis foram produzidos pela Hans Glas GmbH, produzidos de 1957 a 1969. Atingiam cerca de 84km/h, equipados com um motor de dois cilindros e dois tempos. Existem três versões diferentes, sedan, coupé e carrinha. Utilizava motores de dois cilindros, dois tempos e arrefecido a ar.

Messerschmitt

Este pequeno automóvel de três rodas, foi produzido pela empresa alemã Messerschmitt que, anteriormente, produzia aviões, daí o seu design ser parecido com o do cockpit de um avião, efectuado por Fritz Fend, também ele designer de aviões. Após o final da Segunda Guerra Mundial, com a proibição da produção de equipamento militar, a Messerschmitt começou a produzir automóveis, o KR175 e o KR200.

Nissan Figaro

Este é o automóvel mais recente presente no artigo, produzido numa época em que a Nissan estava a apostar em pequenos automóveis, com estilo retro, conhecidos por Pike Cars. Foram produzidos cerca de vinte mil exemplares, num só ano, em 1991, todos de volante à direita. Estava equipado com um motor de quatro cilindros em linha, de 1.0L e turbo, produzindo 77 cv.

Piaggio Ape Calessino

Desta edição especial, somente 999 exemplares foram construídos, durante os anos 50 e 60, na época do espírito Dolce Vita, com base na carrinha comercial Piaggio Ape de três rodas, duas atrás e uma à frente.

Vespa 400

Este era um pequeno automóvel, com o foco de ser utilizado na cidade, produzido de 1957 a 1961, pela ACMA, na França, vendido em três versões diferentes, o Luxe, o Tourisme e o GT. Está equipado com um motor de dois cilindros, a dois tempos, com 0.4 cc.