Os 25 automóveis mais rápidos dos anos 80

14/12/2020

A década de 80, como qualquer época, foi também prolifera em automóveis desportivos e bastante rápidos. Uns mais radicais que outros, assim como as berlinas pelo meio, várias foram as marcas a tentar competir entre si, juntamente com os automóveis de homologação do Grupo B. Muitos são surpreendentes, outros já é de esperar, segue-se a lista dos 25 automóveis com o tempo dos zero aos 100 km/h mais curto, predominante em modelos Ferrari.

Aston Martin V8 Vantage Zagato

Nos anos 80, a Zagato ajudou a Aston Martin a ter um design mais contemporâneo do seu V8 Vantage. O motor que equipa esta criação conjunta é o V8 de 5,3 litros de cilindrada e 430cv, alcançado os 100 km/h em 4,8 segundos. Ao todo, somente foram produzidos 52 coupés deste modelo.

Audi Sport Quattro

O Audi Quattro foi um automóvel revolucionário, implementando o sistema de quatro rodas motrizes nos ralis. O Sport Quattro foi a resposta da Audi para o Grupo B, criando um dos automóveis mais rápidos da década. Com o seu motor de cinco cilindros turbo, atinge os 100 km/h em 4,7 segundos.

BMW M1

Construído de 1978 a 1981, o M1 era um automóvel que conjugava o que de melhor havia na Alemanha e em Itália. Com a Lamborghini fora do projecto, os técnicos da BMW continuaram a construção do M1 com a ajuda da Trasformazione Italiana Resina, da Marchesi e da Baur. Este foi o primeiro BMW de motor central e o primeiro a ostentar a denominação M. Apenas 399 exemplares foram construídos, do automóvel que demora 5,4 segundos a atingir os 100 km/h.

Buick GNX

Um coupé americano vindo da Buick não é nada comum, mas o GNX foi um dos automóveis mais impressionantes do seu tempo, lançado no último ano de produção do Buick Regal, em 1987. Equipado com um motor V6 de 3,8 litros e um turbo Garrett T3, o GNX desenvolve 280cv e atinge os 100 km/h em 4,7 segundos.

Chevrolet Corvette ZR-1

O Corvette ZR-1 foi o modelo onde a Chevrolet tentou combater com a Ferrari, apresentado no Salão de Genebra de 1989. Equipado com o motor V8 LT5 de 5,7 litros e 375cv, o Corvette ZR-1 chegava aos 100 km/h em 4,5 segundos.

Ferrari Mondial T

Construído de 1988 a 1993, o Mondial T é a evolução do Mondial 8, lançado em 1980 equipado com o motor V8 de 3,4 litros mais potente, atinge os 100 km/h em seis segundos. O motor esse é montado longitudinalmente atrás dos bancos, acoplado a uma caixa manual transversal, daí o sufixo T no nome.

Ferrari 328GTB

Em 1985 a Ferrari tornou o 308 no 328. Exteriormente, pouco mudou, pois foi na mecânica que viu a maior alteração, com o motor V8 a passar para os 3,2 litros de cilindrada, desenvolvendo 270cv e alcançando os 100 km/h em 5,5 segundos.

Ferrari Testarossa

O Testarossa é dos mais desejados supercarros dos anos 80, com um design único elaborado pela Pininfarina. Com o motor V12 plano, de 4,9 litros de cilindrada, desenvolve 390cv, passando para os 380cv, quando foram adicionados catalisadores, em 1989, atingindo os 100 km/h em 5,0 segundos. No total 7177 exemplares foram construídos, de 1984 a 1992, quando foi substituído pelo 512 TR.

Ferrari GTO

O Ferrari GTO, conhecido também por 288 GTO, foi o primeiro dos supercarros da Ferrari, que originou, posteriormente, o F40, F50, Enzo e LaFerrari. Apesar de parecer idêntico ao 308GTB, o GTO foi desenvolvido praticamente do zero, segundo os regulamentos de Grupo B. Vendido somente de 1984 a 1985, 272 exemplares foram construídos. Este modelo era alimentado por um motor V8 twin-turbo, de 2,8 litros de cilindrada e 400cv, motor este que serviria de base para o utilizado no F40. O GTO, chegava aos 100 km/h em 4,9 segundos.

Ferrari F40

O F40 foi o Ferrari mais rápido da marca nos anos 80, criado para celebrar os 40 anos da empresa. De 1987 a 1992, foram construídos 1315 exemplares. Estava equipado com o motor V8 de 2,9 litros de cilindrada e dois turbos, para atingir os 100 km/h em 3,7 segundos.

Ford RS200 Evolution

O Ford RS200 Evolution é dos Grupo B com melhor aceleração de sempre, havendo testes que indicam ter conseguido, em 3,8 segundos, atingir a marca dos 100 km/h. Para o RS200 Evolution, o motor de quatro cilindros turbo foi alargado para os 2,1 litros de cilindrada.

Lamborghini Jalpa

A Lamborghini lançou o Jalpa como modelo de entrada na gama, estando no mercado de 1981 a 1988. Desenhado pela Bertone e produzido em 410 unidades, o Jalpa estava equipado com um motor V8 de 3,5 litros com 255cv, chegando aos 100 km/h em 5,9 segundos. O modelo deixou de ser produzido na altura em que a Chrysler comprou a marca italiana. Foi o último automóvel V8 da Lamborghini, até à chegada do SUV Urus.

Lamborghini Countach LP5000 S QV

O Countach foi um automóvel que também veio da década de 70, mas onde a Lamborghini aplicou várias alterações ao longo dos anos, acabando a sua produção na década de 90. Em resposta ao Ferrari Testarossa, a Lamborghini lança o Countach LP5000 S Quattrovalvole, equipado com o motor V12 de 5,2 litros de cilindrada e quatro válvulas por cilindro, chegando aos 100 km/h em 4,7 segundos.

Lancia Delta S4 Stradale

Sem grandes surpresas, dos automóveis mais rápidos dos anos 80, não poderiam faltar as máquinas de homologação para o Grupo B. Com pouco em comum com o seu homólogo de competição, o Delta S4 tem um chassis tubular, painéis da carroçaria construídos em materiais compósitos e motor equipado com compressor volumétrico, desenvolvendo 250cv. O tempo que demora a chegar aos 100 km/h é de seis segundos, o mesmo do Ferrari Mondial T.

Lotus Esprit Turbo

A marca britânica, conhecida pela sua agilidade e leveza, lançou os primeiros Esprit Turbo em 1980, com a edição especial Essex Turbo Esprit, onde o motor de quatro cilindros atingia os 213cv. Com a terceira geração, em 1981, a Lotus voltou a oferecer a versão Turbo, assim como no facelift de Peter Stevens em 1987, o Esprit X180, tornando-o cada vez mais rápido, atingindo os 100 km/h em 5,4 segundos, com o motor de 2,2 litros de cilindrada.

Maserati 430

Em 1982 a Maserati lançou o Biturbo, uma berlina que se situava nas mais
rápidas de sempre. Foi o automóvel que manteve a Maserati viva durante os anos 80. Em 1988, o modelo recebe um facelift pela mão de Marcello Gandini e os motores são melhorados. É então lançado o modelo de topo 430 equipado com o motor V6 de dois turbos, com 2,8 litros de cilindrada, desenvolvendo 250cv, o que na época era impressionante, atingindo assim os 100 km/h em 5,7 segundos.

Mercedes-Benz 300E AMG Hammer

A AMG, em tempos, era uma empresa especializada nos melhoramentos em modelos Mercedes-Benz, produzidos sob encomenda. Com base no 300E W124, a AMG substituiu o motor de seis cilindros, pelo V8 utilizado no W126. Havia quatro opções de motor no modelo apelidado de Hammer, o cinco litros com 340cv, o 5,4 litros com 355cv, o 5,6 litros de 360cv e o topo era o seis litros com 375cv, podendo atingir os 100 km/h em 5,1 segundos.

Peugeot 205 T16

Outro exemplar pertencente aos especiais de homologação de Grupo B é o Peugeot 205 T16, com Jean Todt a transformar por completo o simples modelo da Peugeot, com praticamente nenhum componente comum, à excepção dos faróis. O seu tempo de chegada aos 100 km/h é semelhante aos seus rivais, situando-se nos seis segundos.

Pontiac Firebird Trans Am Turbo 20th Anniversary

Para celebrar os 20 anos do Firebird, a Pontiac produziu uma edição limitada de 1500 exemplares, em 1989. Equipado com o mesmo motor do Buick GNX, o V6 de 3,8 litros com turbo, o Firebird alcançava os 100 km/h em 0.1 segundos mais rápido que o Buick, devido à sua melhor aerodinâmica.

Porsche 944 Turbo

O Porsche 944 foi uma evolução do 924, lançado no mercado em 1982. Em 1985 é lançado o 944 Turbo, com o motor de quatro cilindros de 2,5 litros de cilindrada a debitar cerca de 220cv, chegando aos 100 km/h em 5,7 segundos.

Porsche 928

O Porsche 928 também iniciou a sua produção nos anos 70, continuando nos anos 80, terminando apenas na década de 90. Foi criado, inicialmente, para substituir o 911, com uma filosofia completamente distinta, estando o motor V8 colocado na frente. O 911 continuou a ser vendido, até aos nossos dias, enquanto que o 928 não. Ainda assim, não deixa de ser um verdadeiro Porsche, atingindo os 100 km/h em 5,4 segundos.

Porsche 911 Turbo

Lançado em 1975, a primeira série dos 911 Turbo era designada de Porsche 930, com motor de 3,0 litros de cilindrada, fazendo um dos automóveis mais rápidos dos anos 70. Ainda assim, a Porsche tornou o 911 Turbo mais rápido e em 1978 lança o motor de seis cilindros boxer com 3,3 litros de cilindrada, fazendo assim atingir os 100 km/h em 4,8 segundos, sendo este um dos mais rápidos dos anos 80.

Porsche 959

O Porsche 959 foi o automóvel mais rápido da década de 80, com 3,6 segundos dos zero aos 100 km/h. Foi desenvolvido com o Grupo B em mente, mas tornou-se num dos mais impressionantes automóveis de estrada de todos os tempos, com o motor de seis cilindros opostos equipado com dois turbos, quatro rodas motrizes e carroçaria construída em materiais compósitos. De 1986 a 1993 foram construídos 345 exemplares.

Ruf CTR Yellowbird

O Ruf CTR tem por base o Porsche 911, mas é muito mais que um 911 alterado. De 1987 a 1991 foram apenas construídos 29 exemplares do CTR, sendo a Ruf considerada um fabricante e não uma preparadora, com número de chassis próprio. O motor de seis cilindros opostos foi todo otimizado, com dois turbos, passando a debitar 463cv e atingindo os 100 km/h em 3,7 segundos, sendo batido apenas pelo Porsche 959.

TVR 450 SE

O pequeno fabricante britânico TVR, também entra neste top dos automóveis mais rápidos dos anos 80, com o seu 450 SE. Equipado com um motor V8 de 4,5 litros de cilindrada, este pequeno descapotável era capaz de atingir os 100 km/h em 4,7 segundos.