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Os mais estranhos carros blindados alemães da Segunda Guerra Mundial

Kfz 13 Adler Foi concebido para ter dois papéis: a longo prazo actuaria como um veículo de reconhecimento, dando aos alemães a velocidade, o alcance e a protecção de que precisavam para observar com segurança o posicionamento inimigo; no curto prazo forneceria um veículo de remedeio para unidades blindadas até que mais veículos de combate estivessem disponíveis. O Kfz 13 foi utilizado, por exemplo, ​​na Operação Barbarossa. Foi também útil como veículo de treino.
Sd Kfz 221 e 222 O Sd Kfz 221 foi desenvolvido pela Auto Union/Horch e entrou ao serviço em 1935. Foi o mais pequeno dos blindados que substituíram o Kfz 13. A torre dos Sd Kfz 221, por norma, carregava uma metralhadora de 7,93 mm, sendo que também acontecia alguns serem equipados com um rifle anti-tanque. Em 1938 produziu-se uma versão melhorada do Sd Kfz 221: o Sd Kfz 222. A peça de artilharia montada em torre foi substituída por um canhão automático de 20 mm. Já o motor foi aprimorado para ter mais potência e, assim, apresentar melhor performance.
Sd Kfz 231 Apareceu em modelos diferentes de três fabricantes distintos: Daimler-Benz, Bussing-NAG e Magirus. Todos os modelos foram construídos com a mesma especificação, portanto, apesar das diferenças no detalhe, eram muito semelhantes. Produziram-se cerca de 1000 Kfz 231 até 1936. Nessa altura foram substituídos, mas os Kfz 231 que existiam permaneceram em serviço. Foram utilizados ​​nas invasões da Polónia e de França e, posteriormente, foram relegados para segurança interna e trabalho de treino.
Sd Kfz 232 e 233 Não muito tempo depois do desenvolvimento do Sd Kfz 231 de seis rodas, os militares fizeram a exigência de lhes ser entregue um cross-country de oito rodas e tal foi, efectivamente, adoptado para formar a base do novo blindado que se tornou o Sd Kfz 232. O Sd Kfz 232 estava originalmente equipado com uma metralhadora de 7.92 mm e um canhão automático de 20 mm, mas isto foi depois actualizado para uma pistola de 75 mm, sendo que a este veículo mais fortemente armado foi atribuída a denominação de Sd Kfz 233.
Sd Kfz 234 O Sd Kfz 234 foi equipado com um motor refrigerado a ar. Vários problemas a nível de motor diminuíram o desenvolvimento do veículo, sendo que, quando tudo finalmente se resolvera, a campanha no norte de África havia já terminado, graças, em parte, à chegada das forças americanas. Mas o Sd Kfz 234 ainda foi extremamente útil na luta contra os soviéticos. Os blindados de oito rodas da Alemanha estavam entre os melhores veículos bélicos, sendo usados ​​de forma ampla e eficaz em campanhas por toda a Europa.

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Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães fizeram uso extensivo de veículos militares para dominar uma nova forma de guerra, na qual o motor de combustão substituía o poder dos cavalos e as formações blindadas dominavam os campos de batalha. Para fazer isso desenvolveram uma ampla gama de veículos militares, incluindo uma série de automóveis blindados.