Esqueça o Milano: Alfa Romeo obrigada a mudar de nome

16/04/2024

Primeiro modelo com versão exclusivamente elétrica na marca italiana vai afinal chamar-se Junior!

 

Direção da Stellantis e governo italiano envolvidos numa polémica com enredo de novela mexicana e final digno de filme: novo Alfa Romeo Milano tem nome proibido!

A “novela” começa em dezembro de 2023, quando foi pela primeira vez anunciado o primeiro automóvel elétrico da Alfa Romeo, um crossover compacto focado na dinâmica e no prazer de condução, duas características no ADN do emblema do Biscione, batizado de Milano, em homenagem à cidade italiana da fundação da marca, em 1910. Até aqui tudo certo… Não fosse o facto do carro “nascer” na Polónia, na fábrica de Tychy, onde são também fabricados o Jeep Avenger e o Fiat 600.

Fizeram-se as honras de apresentação, com toda a pompa e circunstância, as imagens, os anúncios, as fotos e os vídeos de promoção para capas de revistas e sites na internet… e o governo italiano acaba de declarar “ilegal” o nome Milano, proibindo a Alfa Romeo de o usar num carro que é produzido fora de Itália!

A ideia era, obviamente, pressionar a Stellantis a reforçar o investimento em Itália, mas o consórcio liderado pelo português Carlos Tavares deu meia volta e foi resgatar da rica história da marca outro nome tão ou mais famoso: Junior.

Em comunicado, a Stellantis explica que prefere não alimentar mais polémicas com o governo italiano, agradeceu “a publicidade gratuita que o governo italiano vai dar ao Junior”.

“Decidimos mudar o nome, embora saibamos que não somos obrigados a fazê-lo”, comentou Jean-Philippe Imparato, director executivo da Alfa Romeo.