Pininfarina Modulo Concept ganha vida após 50 anos

12/10/2018

Concebido pelo famoso designer italiano Paolo Martin e produzido, limitado a uma unidade, pela Pininfarina em 1970, este Coupé é um belo exemplo da excentricidade que aquela época nos trouxe, podendo até afirmar-se que se trata de uma das silhuetas mais bizarras do mundo automóvel, sendo que a característica que se destaca é a sua porta única, uma peça que integra o tejadilho, as janelas laterais e o pára-brisas e que desliza sobre o capô, verdadeiramente ao estilo de um caça.

Equipado com um motor 5.0 V12 de 550 cavalos e uma transmissão de cinco velocidades, o Modulo Concept assenta num chassis do Ferrari 512S, mais precisamente o vigésimo-terceiro dos vinte e cinco que a Ferrari foi obrigada a construir para competir com o Porsche 917 em Le Mans. Uma vez produzido, o automóvel apenas conseguia mover-se para trás e para a frente, uma vez que, estranhamente, não possuía direcção.

Desde o seu aparecimento, esta criação foi sendo exibida por todo o mundo como um conceito para futuros modelos, até ao seu descanso no Museu da Pininfarina, interrompido há quatro anos pelo americano e entusiasta da Ferrari, James Glickenhaus, que conseguiu convencer a empresa a vender-lhe o automóvel. A sua intenção era, então, colocá-lo em plenas condições de funcionamento e utilização.

Mais recentemente, em Fevereiro, a Scuderia Cameron Glickenhaus presenteou o mundo com um vídeo do Modulo Concept a “dar uma volta” pela primeira vez em toda a sua longa existência.

Quatro anos de trabalho incessante e muita dedicação foi o necessário para tornar funcional esta peça que sempre mereceu ser admirada mais do que como uma mera obra de arte.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.