Ayrton Senna chegou à equipa da Lotus pelas mãos de Peter Warr, para substituir Nigel Mansell. Warr, chefe da equipa de F1 da Lotus, proferiu a famosa frase em relação ao piloto britânico “never win a Grand Prix as long as I have a hole in my arse”. Mansel trocou-lhe as voltas, vencendo dois GP em 1985, e iria vencer 31 corridas na F1 e o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em 1992.
Contratar Senna era a prova de que, embora Warr estivesse enganado em relação a Mansell, ele tinha um bom olho para o talento. Senna tornar-se-ia um dos pilotos mais amados da história do desporto, em 1985 Ayrton conseguiu sua primeira vitória no Grande Prémio de Portugal e sua segunda vitória no Grande Prémio da Bélgica. No final da temporada Senna tinha seis pódios e terminou em quarto na classificação.
O Lotus 97T foi projectado pelo engenheiro francês Gérard Ducarouge e alimentado pelo motor turboalimentado Renault Gordini EF15B, um V6 a 90° de 1.5 litros, com um peso de 540 kg e que conquistou três vitórias, nove pódios, oito poles position e três voltas mais rápidas.
Esta é a placa do lado direito da asa traseira do automóvel de Senna e exibe as agora lendárias cores John Player Special e logótipo da Goodyear – o fornecedor de pneus da equipa em 1985. A placa é apresentada numa moldura com vidro de protecção e é oferecida pela Memento Exclusive pelo preço de 11.697 euros.
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