Como a Porsche precisava de um substituto para o seu 914 de mecânica Volkswagen “a ar”, acabou por comprar os direitos de produzir o carro. Seria fabricado nas instalações da Audi em Neckarsulm, mas sob responsabilidade da Porsche, nascendo assim em 1976, o Porsche 924.
Foi o primeiro modelo da marca a abandonar o motor traseiro refrigerado a ar. O 914 tinha o atrás entre eixos e mas ainda arrefecido a ar. A Volkswagen vinha gradualmente nessa época a abandonar essa tendência levando também a Porsche a acreditar ser esse o caminho no futuro.
O Posche 924 tem uma instrumentação completa e bem posicionada e com um perfeito posicionamento dos pedais que permite uma excelente posição de condução.
O 924 é um carro estreito com 1,68 m de largura com uma óptima distribuição de peso entre os eixos, pecando apenas pela demora da Porsche em equipar o modelo com motores mais potentes nomeadamente com a introdução do turbo, sendo a cereja o célebre 924 Carrera GT.
O 924 veio inicialmente equipado com um velho conhecido motor VW de 2 litros com 125 cv, com uma carroçaria monobloco com boa aerodinâmica permitia alcançar 200 km/h logo nas primeiras versões, apesar da lenta aceleração foi para surpresa de muitos um sucesso de vendas na Europa e nos Estados Unidos. Quem não se lembra do icónico Porsche 924 amarelo do Paulo Futre?A família 924/944/968, apesar de até hoje desconsiderada pelos tradicionalistas, por ter inaugurado a era do motor dianteiro refrigerado a água na Porsche, exemplifica claramente os verdadeiros princípios de Zuffenhausen: origens humildes, entrelaçadas com a VW, mas desenvolvidas pacientemente ao longo dos anos.
O Porsche 924 e seus descendentes têm tanto direito de usar o logotipo da Porsche quanto qualquer 911. Aceite ou não pelos puristas, é actualmente, e indiscutivelmente, uma peça em constante valorização o mercado de clássicos em Portugal.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.