Porsche 942, a Shooting Brake com base no 928 da marca

27/04/2022

Em 1977 a Porsche apresentava o 928, como sendo o sucessor do icónico 911, após 14 anos no mercado. O 928 era um automóvel completamente diferente, mais confortável, um verdadeiro GT, ao contrário do 911, que era um desportivo puro. A mecânica também foi completamente alterada, estando equipado com um motor V8 montado na frente, ao invés do icónico motor boxer de seis cilindros montado na traseira. Como a história nos indica, o 911 nunca chegou a ser substituído, apesar do 928 ter uma longa produção, que se estendeu até 1995.

 

Em 1984, para o 75º aniversário de Ferry Porsche, foi desenvolvida uma versão especial e única do 928, mais confortável e destinada à família, com um design a fazer lembrar as Shooting Brake e com quatro verdadeiros lugares.

Com base no 928 S, este protótipo com o nome 942 ou 928-4, manteve as duas portas e os detalhes gerais do modelo que lhe serve de base, apesar de ter uma distância entre eixos mais longa em 25 cm. Outro detalhe que difere do 928 de produção, são os faróis com refletor elipsoidal, muito avançados para a época. Devido a estas alterações, o peso aumentou em 75 kg.

Além das alterações estéticas para a concepção deste protótipo, foram aplicados algumas que se iriam estrear no 928 S4, como os para-choques da frente e de trás. O motor, também foi uma estreia, com o V8 de cinco litros de cilindrada e 32 válvulas, mas aqui a produzir menos potência, a rondar os 310cv e os 420Nm de binário às 2 700 rotações por minuto.

Como seria de esperar, este modelo não seguiu para a produção, mas podemos afirmar que foi o avô do Panamera Sport Turismo.