Porsche Allgaier Model AP22: O trator de “Ferdi”

22/08/2018

No início da década de 1930, o Prof. Dr. Ferdinand (“Ferdi”) Porsche começou a trabalhar no desenho de um trator, ao mesmo tempo que se empenhava num “carro do povo”.

Em 1934, “Ferdi” produziu três protótipos de tratores, todos equipados com motores a gasolina. Nessa altura, contudo, a conceção do motor a gasóleo da Porsche com refrigeração a ar ainda não estava pronta para entrar em produção, que haveria de ocorrer no início da década de 1950, quando Prof. Dr. F. Porsche ultima um motor Diesel refrigerado a ar destinado a um trator com uma gama de potências de 14 a 55 cv e com versões de um cilindro, dois cilindros, três cilindros e quatro cilindros.

Após a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha, apenas às empresas que estavam a produzir tratores para a agricultura antes ou durante o tempo do conflito foi dada permissão para continuar a fazer este tipo de veículos. Como a Porsche não se enquadrava nessas condições, não obstante ter um projeto com um design único, assinou um acordo com a empresa alemã Allgaier GmbH e a empresa austríaca Hofherr Schrantz. Estas duas empresas utilizaram o design dos motores Porsche chamando aos seus tractores Allgaier – System Porsche e Hofherr Schrantz – System Porsche. Em 1950, o AP17 foi a primeira versão do trator (com dois cilindros, 1.374 cc e 18 cv). O AP22 começou a ser feito em 1952, possuindo 22 cv às 2.000 rpm extraídos de um bloco Diesel de 1.531 cc. Com as vendas a subirem, passam a ser necessárias instalações maiores.

Em 1956, a Mannesmann AG decide entrar no negócio de tratores, adquirindo a licença para o projeto do motor Diesel da Porsche e o projeto do trator da Allgaier. Os veículos passam a designar-se Porsche-Diesel Motorenbau GmbH. Sob a direção da Mannesmann, foi, assim, reconstruída e expandida a antiga fábrica da Zeppelin, a oeste de Friedrichshafen, no Lago Constança, para uma instalação de uma fábrica de última geração na altura.

A produção dos tratores Porsche-Diesel a partir de 1956, em vermelho, apresentava quatro modelos: Junior (822 cc), Standard (1.644 cc), Super (2.467 cc e 2.625 cc) e Master (3.500 cc), com 14 cv, 25 cv, 38 cv e 50 cv, respetivamente. Os tratores Porsche-Diesel foram produzidos nestas instalações fabris até ao final de 1963 por uma divisão da Mannesmann AG chamada Porsche-Diesel Motorenbau GmbH.

Este e outros modelos icónicos da Porsche podem agora ser vistos na exposição temporária “Porsche: 70 anos de evolução”, patente no Museu do Caramulo.

Veja a galeria em baixo com algumas das melhores imagens do Porsche Allgaier Model AP22.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.