Rod Emory é sem dúvida um dos mais famosos customizadores de automóveis Porsche no mundo, e vem de uma longa linhagem de ícones do mundo automóvel, começando pelo seu avo Neil Emory e com a Valley Custom Shop que teve início em 1948 em Burbank, Califórnia. Gary Emory, o pai de Rod, seguiu as pegadas do seu pai e fundou a Gary Emory’s Parts Obsolete, tornando-se assim uma das mais importantes lojas de peças Porsche nos E.U.A. e também bastante conhecido por construir Porsches customizados.
Rod Emory seguiu a paixão do seu pai e fez crescer o conceito da Emory Outlaw de modelos Porsche customizados que eram odiados pelos puristas para uma nova espécie de Porsche que são agora tipicamente muito mais valiosos.

Quando Rod Emory revelou o Porsche MOMO 356 RSR Outlaw na Luftgekühlt em Maio de 2019, as reacções foram intensas, Rod recorda que “As pessoas tiveram reacções fortes quando lançámos o 356 RSR na Luftgekühlt em Maio. Era algo muito acima, até para alguns dos puristas mais piedosos – algo a que estamos habituados depois de nos definirem como fora da lei há décadas.”
Mais de um ano depois, o Porsche MOMO 356 RSR Outlaw envelheceu bem, o choque da sua aparência pouco ortodoxa tem vindo a diminuir e o automóvel é agora respeitado pelas suas incríveis capacidades de performance.
A construção do 356 RSR Outlaw começou quando Rod Emory postou uma representação nas redes sociais daquilo que uma versão RSR do Porche 356 iria parecer. A designação RSR só foi usada pela Porsche para designar exemplares extremos dos seus automóveis de corrida, começando com o 911 RSR em 1973, anos depois de o 356 ter saído da linha de produção, nunca foi fabricado um Porsche 356 RSR oficial. Henrique Cisneros, Presidente da MOMO Automatie Group, viu esta representação e adorou o conceito. Henrique entrou em contacto com Rod e os dois desenvolveram um plano para construir o automóvel com influências distintas da MOMO.
O automóvel doado foi um Porsche 365 B de 1960 e Rod sabia que teria de fabricar uma grande parte da carroçaria. Quando o chassis central do automóvel estava completo este incluía elementos do 356, elementos do 911 e uma parte significante de trabalho customizado para o esforço que este tinha de suportar.
Rod optou por usar pontos de suspensão do Porsche 964 911, com um sistema de travagem que é uma combinação do Porsche 964 e calibradores e rotores Brembo e um sistema de suspensão que usa uma mistura de partes de Eisenlohr Racing com barras estabilizadoras Tarett Engineering e amortecedores KW.
A equipa na Emory Motorsports fabricou painéis de carroçaria em alumínio com um estilo avant-garde, enquanto continuava a combinar uma boa aerodinâmica com uma pegada mais longa e larga do que a do 356 original. O motor é uma notável peça de engenharia por si só, que a Emory descreve assim, “O Emory-Rothsport Outlaw 4 é uma criação muito especial. O seu conceito é simples, baseado na arquitectura do motor 3.6-litros de cárter seco do Type 964. Nós desenhámos uma caixa de quatro cilindros que incorpora as melhores características de três iterações diferentes do venerável motor do 911. De seguida desenhámos uma proporcionalmente encurtada árvore de cames que é maquinada a partir de um bloco billet 6061. As nossas cambotas e árvores de cames encaixam perfeitamente com as partes OEM da Porsche. O design do motor de duas velas pode ser configurado com um distribuidor e carburadores ou com uma manivela de ignição/bobina sobre vela e EFI com propriedade ITBs.”

Na sua configuração, o 356 RSR Outlaw apresenta um motor de 2.4 litros com turbocompressor, tem um controlador de pressão de um Porsche 935 montado no tablier que permite ao motor ser ajustado dos 325 aos 375 cv.
O automóvel acabou por ser leiloado em evento online pela RM Sotheby’s, na venda anual de Monterey, obtendo um valor final de 858.000 dólares, batendo amplamente a fasquia máxima esperada, que se situava nos 650.000 mil dólares.
Fotos por: Drew Phillips/RM Sotheby’s
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

