Produção de automóveis clássicos da Alvis renasce

29/07/2019

A Alvis Car and Engineering Company Ltd era uma empresa britânica que produzia automóveis, veículos militares e motores de aviões, fundada em 1919 em Coventry. A produção de automóveis acabou em 1965, quando foi absorvida na Rover, mas a produção de veículos militares continuou. Passou a fazer parte da British Leyland e, em 1982, foi vendida à United Scientific Holdings, passando a ser Alvis plc. Mas apesar da fábrica ter fechado portas em 1968, isso não significa que hoje não se possa adquirir um clássico Alvis, completamente novo.

Isto deve-se ao “Continuation Program” levado a cabo pelo Red Triangle, responsáveis pelo serviço e restauro dos modelos Alvis. Eles também produzem as peças necessárias para os seus cientes, utilizando os desenhos originais e, no ano em que a marca comemora o centenário, decidiram produzir automóveis clássicos de raiz, tal como eram produzidos os Alvis à época, fundando a The Alvis Car Company. Estão disponíveis dois chassis e seis carroçarias diferentes.

Quando a fábrica fechou em 1968, havia em stock muitos motores, chassis e outras peças, que ficaram guardadas por mais de 50 anos, servindo agora para a produção dos modelos 3-Litre e 4.3-Litre, equipados com motores de seis cilindros. Até os números de chassis são seguidos aos últimos automóveis produzidos. Os modelos que serão produzidos, são: 3-litre Park Ward Drop Head, 3-litre Graber Super Coupe, 3-litre Graber Super Cabriolet, 4.3-litre Vanden Plas Tourer, 4.3-litre Bertelli Coupe e 4.3-litre Lancefield Concealed Hood. Os modelos do 4.3-litre serão limitados a 25 unidades.

No entanto, foram implementados vários sistemas recentes para aumentar o conforto, como sistemas de som, ar condicionado e travões servo-assistidos, assim como direcção assistida e caixa automática no 3-litre. Trabalharam em conjunto com a VOSA, para assegurar que estes modelos eram aprovados para a circulação na via pública. Poucas foram as alterações necessárias no motor, para passar os testes de poluentes. A Alvis dá ainda três anos de garantia pelos seus modelos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.