Na estrada entre 3 e 5 de Junho e inserido no calendário do “Slide Sideways Europe”, de onde constam outros populares “Rally Legends” de referência como o “Eifel Rallye Festival”, o “Alsace Rallye Festival” e o “Rallye Festival Francorchamps”, o evento português volta a apresentar um cartaz de luxo, reunindo algumas das máquinas mais emblemáticas da história dos ralis da década de 60 até aos dias de hoje e proporcionando uma viagem no tempo, cheia de nostalgia e revivalismo.
Aos icónicos modelos Audi Sport Quattro, MG Metro 6R4 ou Ford RS200, expoentes máximos dos “Super” Grupo B e representantes da era dourada dos ralis da década de 80, juntar-se-ão outros igualmente fascinantes, como o Lancia Stratos, os Ford Escort MK I e II, o Opel Manta 400, o Lancia Delta Integrale 16V, o Peugeot 306 Maxi, o Porsche 997 GT3 e até, em estreia, o Ford Focus WRC. Numa rara presença simultânea, estes e outros carismáticos automóveis de competição constituirão uma oportunidade imperdível para apreciar a evolução da história dos ralis, no seu habitat natural, e não num qualquer museu, como seria mais expetável.
Aos comandos destas verdadeiras “peças de museu”, estarão perto de 100 equipas, 30% oriundas do Reino Unido, Alemanha, Espanha e Portugal, prontas para emprestar uma atmosfera verdadeiramente especial à prova. É, aliás, esse espírito de descontracção e saudável ambiente entre equipas e fãs do automobilismo, que se tem mostrado como um dos pilares de maior sucesso do RallySpirit Altice, pese embora, este ano e por força das circunstâncias pandémicas, a prova conte, forçosamente, com maiores restrições sociais, podendo o acesso ao público ser limitado em algumas zonas-chave da prova.
Três dias de pura adrenalina
No plano desportivo, a organização conjunta da X Racing e do Clube Automóvel de Santo Tirso não poupou esforços, voltando a apresentar um evento de demarcada qualidade, alicerçado num esquema competitivo composto por 10 selectivas provas especiais, que, ao final da tarde do dia 5 de Junho, sábado, ditarão os vencedores.E se a cidade de Barcelos será, nesta edição, o centro nevrálgico da prova, tendo como principais atrativos o Parque de Assistência e a disputa da especial “Boucles de Barcelos”, em entusiasmante sistema de perseguição, o RallySpirit Altice promete também agitar e colorir as cidades de Vila Nova de Gaia e do Porto. No caso da cidade da margem sul do Douro, será a disputa da já mítica Super Especial do Quartel da Serra do Pilar, ao final da tarde de dia 4 de Junho, sexta-feira a concentrar todas as atenções, enquanto, pouco tempo depois, será a vez da cidade Invicta assumir o protagonismo no admirável cenário do Passeio Alegre e da Foz do Douro, onde, sob o olhar atento de muitos fãs e curiosos, as máquinas pernoitarão, gozando do merecido repouso, após o primeiro dia de altas rotações.
Para Pedro Ortigão da X Racing, entidade promotora do evento, “é com grande entusiasmo que colocamos na estrada a sexta edição do RallySpirit Altice. Organizar um evento desta natureza, por si só, já não é fácil, mas fazê-lo em circunstâncias tão especiais como as que vivemos, dificulta muito mais a tarefa. Em todo o caso, estamos muito satisfeitos com a qualidade e quantidade de equipas participantes, que estamos certos seria significativamente superior não fosse a actual situação em que vivemos. O evento está no bom caminho e, como sempre, daremos o nosso melhor para proporcionar uma prova inesquecível às equipas e espectadores, para quem fica uma última palavra e apelo para que mostram o habitual comportamento exemplar, cumprindo todas as regras de segurança”.
A contagem decrescente para o RallySpirit Altice já começou, os motores estão a aquecer!
Poderá obter mais informações sobre este e outros eventos no nosso calendário.