O motor teria de ser da Volkswagen, algo exigido pela marca e nesse sentido a Porsche escolheu o EA831, de quatro cilindros em linha e 2.0 litros de cilindrada, o mesmo motor utilizado no Audi 100, no entanto, não estava exactamente igual, já que a Porsche modificou a cabeça, entre outros componentes.
Não demorou muito tempo até que os 924 começassem a competir e daí nasceu o 924 Carrera GT, uma versão de homologação para Grupo 4 da classe de dois litros, com base no 924 Turbo. O motor EA831 recebeu bastantes alterações e foi adicionado um turbo e um intercooler, para desenvolver 210 cv. A redução de peso também foi levada a sério, sendo retirados cerca de 150 kg. Para além disso, foram montadas abas maiores à frente e atrás, para aumentar a largura de vias.
Em 1981, com os avanços no programa de competição do 924, a Porsche lançou o 924 Carrera GTS, como uma evolução do anterior para nascer o 924 GTP. Esta versão era idêntica à anterior, mas em vez de ter os faróis escamoteáveis, vinha com estes dentro de acrílico, além de uma abertura maior nos pára-choques da frente. O motor também recebeu melhoramento e passou a debitar 245 cv às 6250 rpm, para um peso de apenas 1043 kg, graças ao uso de fibra de vidro e acrílico nos vidros. O motor está acoplado a uma caixa transaxle Getrag G31/03 de cinco velocidades, com diferencial autoblocante a 40% e radiador para o seu arrefecimento. A suspensão foi substituída por coil-overs da Bilstein nas quatro rodas e recebeu a travagem do Porsche 930 Turbo.
A versão 924 Carrera GTS Clubsport tinha um motor ainda mais potente, com maior cilindrada, agora 2093 cc e um maior intercooler, para debitar 275 cv a uma pressão de 1.1 bar. Na época em que foi vendido, este era o Porsche mais rápido alguma vez produzido. Somente 50 exemplares do Carrera GTS foram produzidos, o requerido para um modelo de evolução, e muito poucos na versão Clubsport, todos eles pintados de vermelho.
No interior, o Carrera GTS Clubsport tinha montada uma rollcage da Matter, instrumentação VDO, volante com material aderente e um par de backets inspiradas nas do 935, com cintos Autoflug. Para reduzir ainda mais o peso os bancos traseiros foram removidos e desse modo, permitindo assim montar o depósito de combustível de 120 litros. Existia como opção um sistema de extinção de incêndio Halon.Este exemplar é um dos poucos 924 Carrera GTS Clubsport, vendido novo nos EUA em 1981, através do concessionário Bob Hagestad Porsche-Audi, em Denver, mas como não o podia matricular, ficou guardado na sua colecção e raramente o utilizava, totalizando somente 47 km no odómetro. Foi vendido em Agosto de 2005 ao seu segundo proprietário, John Dixon. No dia 28 de Setembro foi levado a leilão pela RM Sotheby’s, como parte da colecção Taj Ma Garage, sendo arrematado por 357 mil dólares.
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