Renault: Tudo começou com uma aposta na véspera de Natal

09/12/2018

Paris, dia 24 de Dezembro de 1898. Em Montmartre, pitoresco bairro parisiense, situado numa colina da capital francesa, um grupo de amigos junta-se no início da rua Lepic, uma rua bastante inclinada, onde já moraram vários artistas (Van Gogh, por exemplo) e onde, hoje em dia, se pode beber um copo no Café des 2 Moulins, que ficou famoso com o filme “O Fabuloso destino de Amélie”.

A razão para tal agrupamento é o pequeno veículo que um desses jovens, chamado Louis Renault, acabou de construir num anexo no fundo do quintal da casa dos pais.

Filho duma família abastada, o jovem Louis interessou-se desde sempre pela mecânica, tendo construído a sua própria máquina fotográfica aos dez anos de idade! Mais tarde comprava um De Dion Bouton, desmontando-o e montando várias vezes até conhecer todos os segredos da mecânica automóvel.

Na véspera de Natal de 1898, Louis Renault aposta com os amigos presentes, que consegue subir a rua Lepic com a pequena “Voiturette” que construiu. O pequeno automóvel, equipado com uma inovadora caixa de velocidades, lança-se rua acima e até com alguma facilidade. A aposta é ganha e com ela surgem as primeiras encomendas.

Seguir-se-ão 120 anos de sucessos, de desafios e de inúmeras inovações que podem aliás ser percorridos até 31 de Março de 2019 no Museu do Caramulo.

Hoje em dia, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi é um dos principais grupos a nível mundial com mais de dez milhões de veículos vendidos e com várias fábricas espalhadas pelo mundo, Portugal incluído (Renault Cacia). E tudo começou com uma aposta na véspera de Natal.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.