Réplica do Aston Martin DB5 de James Bond apresentada na estreia do novo filme do 007

09/09/2021

O Aston Martin DB5 foi lançado em 1963, como substituto do DB4, mantendo o desenho da Carrozzeria Touring e a carroçaria Superleggera construída em liga de magnésio. Para fazer locomover este automóvel, está o motor de seis cilindros em linha construído todo em alumínio, dupla árvore de cames à cabeça, três carburadores SU e 4,0L de cilindrada, que desenvolvia potência entre os 282 e os 330cv, na versão Vantage. Acoplado ao motor estava uma caixa manual de quatro velocidades ou, pouco tempo depois, a robusta caixa de cinco velocidades manuais da ZF, podendo ainda ser encomendado com uma caixa automática de três velocidades da BorgWarner.

O sucesso do DB5 deve-se, em muito, ao seu aparecimento como automóvel principal no filme de James Bond, Goldfinger, de 1964. No guião do filme o automóvel que aparecia seria um DB Mark III, no entanto, John Stears conseguiu convencer a Aston Martin a ceder um DB5 protótipo para as filmagens.

Com isto, a fabricante de miniaturas Corgi Toys decidiu aproveitar o sucesso do DB5 no filme de James Bond e lançar miniaturas à escala 1:43, tornando-se no brinquedo mais vendido em 1964. A miniatura ia tão ao detalhe, para a época, que incluía os gadgets utilizados no filme. No total mais de vinte milhões de unidades foram vendidas em todo o mundo.

Agora, com o lançamento do novo filme de James Bond, No Time to Die, e aproveitando o facto de o DB5 também estar presente no filme, foi construída uma réplica do DB5 produzido pela Corgi Toys, incluindo a sua caixa de papelão exclusiva. Esta réplica estará em exposição no Battersea Power Station, em Londres, até ao dia 1 de Outubro.