RM Sotheby’s leiloa colecção portuguesa de 130 automóveis na Comporta

27/05/2019

A RM Sotheby’s anunciou que levará a leilão a colecção Sáragga, sem valor mínimo de reserva, na Comporta, a 21 de Setembro de 2019. Composta por automóveis do entusiasta e exigente coleccionador Sáragga, a colecção ultrapassa os 130 automóveis, e apresenta alguns exemplares raros e altamente coleccionáveis. O leilão será realizada na propriedade do proprietário da colecção.

A colecção Sáragga reflecte os gostos pessoais, exigentes e eclécticos do seu proprietário, combinando muitos automóveis altamente desejados com a forte proveniência e história portuguesas. Como coleccionador de longa data e entusiasta apaixonado por todas as coisas automotivas, Sáragga começou a sua colecção há mais de 30 anos com um pequeno grupo de modelos raros da Mercedes-Benz. Agora, a colecção cresceu para mais de 130 automóveis, incluindo grandes nomes do pré-guerra, uma série de modelos exclusivos da Porsche, clássicos americanos de todas as épocas e algumas preciosidades raras e microcarros. Os valores dentro da colecção variam entre os 10 mil os 800 mil euros.

Entre os mais de 130 lotes da colecção Sáragga encontra-se um conjunto de excelentes modelos Porsche, incluindo um 911 Carrera RS 2.7 Touring de 1973 que está em Portugal desde novo; um 911 Carrera RS de 1992 e um Porsche 911 GT3 RS. Nada mais, nada menos do que 22 exemplares da casa de Zuffenhausen, desde 356 B Roadster a várias derivação do famoso modelo 911. De realçar o Betley 8-Litre Tourer de 1931, um verdadeiro e exótico exemplar pré-guerra, o one-off Mercedes-Benz 600 Sedan by Chapron de 1966, ostentando um telhado de vidro original. Dois modelos exclusivos da Aston Martin também irão fazer as delicias dos coleccionadores, como o Aston Martin DB9 LM de 2008, um dos apenas 69 exemplares produzidos, será oferecido ao lado de um V8 Vantage AMR de 2017, um dos únicos 200 fabricados e apresentado em condição excepcional.

Uma das facetas únicas da colecção Sáragga é a infinidade de automóveis de proveniência portuguesa significativa, o que certamente atrairá entusiastas do mercado nacional. Em particular, um raro e altamente desejável, Delahaye 135M Cabriolet by Chapron de 1939 apresenta-se em leilão, um automóvel vendido novo em Portugal e do qual existem em fotografias tiradas no showroom da Delahaye na capital portuguesa. Um incrivelmente raro WD Denzel 1300 de 1955 um dos apenas 30 exemplares existentes e que pertenceu a um aristocrata português e com o qual participou à época em vário eventos de automobilismo. O exemplar da produção inicial do Jaguar E-Type Series 1 3.8 presente na venda foi o primeiro E-Type a ser entregue em Portugal, outra raridade é o HRG Aerodynamic de 1947, que também apregoa a história do rali nacional e internacional.

Paul Darvill, especialista em automóveis da RM Sotheby’s, afirma: “Esta colecção de automóveis é inspiradora tanto na sua escala quanto na sua diversidade e qualidade, e é maravilhoso que ofereça algo para todos os gostos e orçamentos. Uma parte significativa da colecção é composta de raros automóveis pré-guerra, que são o contraponto perfeito para os numerosos modelos de alta performance, muito procurados, da era mais recente. No outro extremo da escala, há um número de lotes de nível de entrada que irá agradar aos entusiastas de automóveis casuais que gostariam de desfrutar da experiência de adquirir um automóvel no primeiro leilão da RM Sotheby’s em Portugal, com uma incrível localização. Sáragga deveria orgulhar-se da impressionante colecção que reuniu, já que ele traz nada menos que 55 marcas e mais de 130 modelos individuais altamente desejáveis para o mercado”.

Como um forte defensor do uso e aproveitamento dos automóveis, todos os modelos oferecidos pela colecção de Sáragga são mantidos em condições de serem conduzidos. Reflectindo sobre sua inspirada colecção de carros que agora está à venda, Sáragga afirmou: “Muitos destes automóveis estiveram comigo ao longo de décadas e tiveram um papel em alguns dos meus momentos mais importantes da minha vida e da vida da minha família. A decisão de reduzir o tamanho da minha colecção e oferecer este automóveis para venda não foi fácil. No entanto, e como tenho prazer em usar meus automóveis, quero concentrar-me em desfrutar de um grupo menor e sei que os automóveis pelos quais sou apaixonado irão para novas casas em Portugal, Europa e mais além”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.