RM Sotheby’s leva a leilão protótipo do Lancia Rally SE 037

28/04/2021

O Lancia Rally 037 é um automóvel icónico e que ficará para sempre na história como o último automóvel de tracção traseira a vencer o Mundial de Ralis. No desenvolvimento desta máquina estiveram empresas bastante conceituadas, como a Abarth, a Dallara e a Pininfarina.

Na secção central traseira estava montado o motor Fiat Lampredi, de quatro cilindros em linha, duas árvores de cames à cabeça, 16 válvulas e 2,0 litros de cilindrada, equipado com um carburador Weber e um compressor volumétrico da Abarth, produzindo 255cv. Posteriormente, foi adicionada injecção electrónica e a cilindrada aumentou para os 2,1 litros, passando a debitar 325cv.

Para o desenvolvimento do Lancia 037, a Abarth, responsável pelo desenvolvimento técnico das versões de competição da Lancia desde 1977, produziu diversos protótipos para testar várias funcionalidades, tendo como base o Lancia Montecarlo, dando-lhes o nome de SE 037.

O exemplar presente no artigo, com o chassis número 037-001, foi produzido pela Dallara em Setembro de 1980, tendo efectuado testes em pista em Dezembro do mesmo ano e, em Janeiro do ano seguinte, foi testado no túnel de vento da Pininfarina.

Este é um verdadeiro automóvel de testes, com bastantes folgas entre os painéis e, no interior, tem tudo exposto, desde fusíveis, vários botões, a buracos para a aplicação de instrumentos de avaliação. Ao contrário do chassis 005 que foi mostrado ao público já com o desenho do 037 e com as cores da Martini, o chassis 001 manteve sempre o desenho original da Abarth, assim como a sua designação na traseira e a cor vermelha. No motor é possível ver várias peças da Abarth, como a admissão, e no interior o volante da mesma empresa.

Agora a RM Sotheby’s irá oferecer em leilão esta rara e importante peça da história da indústria automóvel, num evento em Milão, que decorrerá no dia 15 de Junho. O seu valor é um pouco difícil de prever, visto não ter sido vendido no leilão levado a cabo pela Bonhams em 2016. Mas, os Lancia 037 Stradale estão a chegar perto do milhão de euros e, sendo este um automóvel bastante importante, poderá atingir um valor idêntico.