Para esta edição, a organização do Salão Motorclássico preparou um programa variado e estimulante, que conta com a participação de várias entidades comerciais e institucionais e se dirige, não só a aficionados do mundo dos clássicos, mas também ao público em geral.
A programação da 14ª edição do Motorclássico inclui uma exposição temática dedicada ao 70º aniversário da Porsche, a revelação do APM, um automóvel português com 80 anos esquecido do público, o tradicional leilão de automobilia, passeios e concentrações de clássicos, lançamentos de livros, entre outras actividades que celebram o universo motorizado clássico. Em 2017, o Salão Motorclássico recebeu mais de 40 mil visitantes.
Exposição temática “Porsche: 70 anos de evolução”
Um dos destaques principais do Salão Motorclássico será a exposição “Porsche: 70 anos de evolução”, dedicada à marca da cidade de Estugarda, uma das mais emblemáticas de sempre na indústria automóvel.
A exposição irá apresentar uma viagem pela história da marca, mostrando modelos das várias décadas, desde o seu início até à actualidade, incluindo várias versões do icónico modelo 911.APM, o automóvel português esquecido
Outro dos destaques será a revelação do APM, um automóvel português de 1937 que nasceu numa pequena oficina no Porto, pelas mãos de Libório Machado e que o baptizou com o nome do seu sócio, António Pereira Machado.
A sua única aparição ao grande público foi no rali “A Mundial”, em 1945, tendo, depois disso, sido deixado ao abandono durante décadas, até chegar a um avançado estado de degradação. Anos mais tarde, o APM foi redescoberto por Luís António Simões, que o restaurou minuciosamente, trazendo-o até à sua condição original e na qual pode agora ser visto pelo público no Salão Motorclássico.
O 70º aniversário da mítica Land Rover e do icónico Citroën 2CV também vão ser alvo de destaque no Salão Motorclássico de 2018. Para assinalar esta data, o Clube Land Rover de Portugal vai levar a cabo o passeio “Land Rover 70 Anos”, passeio este que chegará no Sábado, às 16h, ao Salão Motorclássico, terminando com os jipes em exposição na parte exterior do pavilhão.
O Citroën 2CV, um dos maiores clássicos populares de sempre, completa, também, 70 anos e estará em destaque com diversas versões do modelo, no Salão Motorclássico, incluindo um exemplar que conta com apenas 4 km feitos, desde que saiu da linha de montagem da fábrica de Mangualde.
Passeios e Leilão de Automobilia
Para além destas novidades, não vão faltar os habituais passeios, com destaque para o “Passeio ACP ao Motorclássico” e para a estreia do passeio “We Ride Lisbon to Motorclássico”, entre outros.
Lançamento de livros e entrevistas transmitidas em directo Online
O Salão Motorclássico vai ser, também, o palco do lançamento do livro “Berliet, Chaimite e UMM – Os Grandes Veículos Militares Nacionais” de Pedro Manuel Monteiro, no Sábado, às 15h.
Durante todo o salão serão realizadas, pela primeira vez, as Motor Talks, entrevistas a figuras históricas e especialistas do meio, transmitidas em directo online, pelo Jornal dos Clássicos.
O crescimento do número de visitantes e de volume de negócios em cada uma das edições, demonstra o impacto e influência do Salão Motorclássico no mercado dos Clássicos em Portugal. O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a FIL – Feira Internacional de Lisboa.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.