Scarbo SVF1, o Fórmula 1 dos anos 60 produzido na actualidade

02/03/2022

Os Fórmula 1 clássicos têm uma certa magia, tanto para quem os conduz, como para quem os aprecia, algo que os veículos actuais não conseguem transmitir. No entanto, nem todos podem ter na sua colecção um Fórmula 1 clássico, dos anos 60 por exemplo, pois os seus valores são elevados e os custos de manutenção acompanham o mesmo princípio, além do “medo” de poder estragar algo que é difícil de recuperar.

 

Foi nesse sentido que Joe Scarbo, da Scarbo Performance, empresa fundada pelo próprio em Setembro de 2008, teve a ideia de reproduzir um Fórmula 1 dos anos 60, para ser utilizado em track days. Tendo isso em conta não é uma réplica exacta de um modelo da época, pois incorpora alguma tecnologia recente. Nasceu assim o SVF1, uma máquina que capta o espírito dos modelos clássicos, mas com os custos mais contidos, devido aos componentes que utiliza.

O chassis spaceframe foi produzido em aço, utilizando componentes de suspensão actuais. O chassis foi coberto com uma carroçaria construída em alumínio, moldado à mão, tendo como inspiração o Ferrari 312 de 1967 conduzido pelos pilotos Chris Amon e Jacky Ickx. Inicialmente, Joe não pintou o SVF1, deixando o alumínio exposto, mas, posteriormente, acabou por o pintar de vermelho Rosso Corsa, utilizando a mesma decoração do modelo da Ferrari. As jantes também não foram deixadas ao acaso, sendo de 15” e foram produzidas por encomenda com um desenho idêntico ao utilizado no modelo italiano, envoltos nuns pneus Avon da época. A travagem está a cargo de bombas modernas da Wilwood.

Os SVF1 foram desenhados para acomodar os motores V8 LS1 de 6,1 litros de cilindrada da GM Performance, como é o caso deste exemplar, que foi o primeiro protótipo a ser produzido. O motor tem instalado um sistema de injecção Hillborn e uns colectores de escape que parecem uma obra de arte, para desenvolver 525cv para um total de 580 quilos de peso. Acoplado ao motor está uma caixa manual de cinco velocidades.

Apesar do seu desenho retro, o SVF1 utiliza muita tecnologia recente, como é o caso do controlo de tracção e dos vários modos de condução, que limitam a entrega de potência para as rodas traseiras.

Joe acabaria por construir mais exemplares, que poderiam ter menos potência e a carroçaria poderia ser de fibra de vidro ou fibra de carbono, para além do alumínio, com os preços a oscilar entre os 70 mil e os 95 mil euros.

O Scarbo SVF1 protótipo, com o chassis número 001-P, foi vendido num leilão da Mecum, que ocorreu em Monterey a 24 de Agosto de 2018, por 74 mil dólares, cerca de 66 mil euros.