Silverstone Auctions leiloa Subaru Impreza WRC conduzido por Colin McRae

14/02/2023

O Subaru Impreza é um automóvel marcante, não só para a marca, onde muitas vezes são esquecidos os restantes modelos, como para os próprios ralis e, principalmente, para o WRC. Desde o início da concepção do Impreza que a marca nipónica tinha como um dos objectivos competir nos ralis, substituindo assim os Legacy RS. Tal como estes, a preparação dos Impreza ficaria a cargo da Prodrive, no Reino Unido. Com o Impreza a Subaru conseguiu três títulos consecutivos de 1995 a 1997.

O Impreza marca o início da utilização de diferenciais activos, sendo o primeiro automóvel a competir com essa tecnologia. Inicialmente desenvolvido sob os regulamentos do Grupo A, a partir de 1997 passa a estar em vigor a nova regulamentação dos Word Rally Cars e a Subaru altera a sua plataforma, substituindo os Impreza de quatro portas pela nova carroçaria coupé de duas portas. Esta versão do Impreza WRC foi desenhada por Peter Stevens e era bem mais larga e agressiva que as anteriores, designada de Impreza WRC97, conjugando a mítica decoração azul com jantes douradas resultante do patrocinador principal, a marca de tabaco State Express 555. Aqui o motor boxer de quatro cilindros debita 300cv às 5.500rpm e 470Nm de binário máximo.

Se ao Subaru Impreza WRC adicionarmos os ingredientes Colin McRae e Rali de Monte Carlo fica a cereja no topo do bolo, como é o caso do exemplar presente neste artigo. Este Impreza WRC com o chassis número 98021 e com a icónica matrícula P2 WRC foi utilizado por Colin McRae e Nicky Grist no Rali Monte Carlo de 1997 que, devido a um acidente, não terminaram a prova.

Posteriormente, a carroçaria foi reparada, tendo recebido o número de chassis actual, pois o original era o 97003, ou seja, foi o terceiro Impreza WRC produzido. Em 1998 foi vendido a uma equipa privada, vencendo o Campeonato de Ralis da Hungria em 1998 e 1999, voltando em 2001 para o Reino Unido, onde participou em alguns ralis até ser adquirido pelo pai do actual proprietário, mantendo-o guardado desde 2007. Desde 2015 que faz algumas provas de ralis de clássicos, ainda que de forma esporádica. Foi durante a propriedade do actual dono que foi convertido de volante à esquerda para volante à direita.

Irá a leilão no próximo dia 25 de Fevereiro, através de um evento organizado pela Silverstone Auctions aquando do Race Retro. O seu valor de venda estimado está compreendido entre os 380 e os 425 mil euros.