Snapshot: A volta a Portugal em Bicicleta à espera

22/03/2019

Organizada originalmente pelo jornal Diário de Notícias, a Volta a Portugal em Bicicleta começou a disputar-se no já distante ano de 1927. Como curiosidade, até porque vivo em Carcavelos, o primeiro vencedor da longa maratona ciclística foi António Augusto de Carvalho, um “sportsman” que corria com as cores do ainda existente “Grupo Sportivo de Carcavelos”.

Tendo ganho rapidamente uma grande notoriedade e popularidade, ao fim de poucos anos a “Volta” iria tornar-se numa das principais manifestações desportivas nacionais, senão mesmo a principal.

Pelo seu impacto e para tentar manter a aparência de normalidade no Portugal neutral, a competição iria continuar a disputar-se nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial, até 1941, sendo então organizada pelo Clube Atlético de Campo de Ourique. No entanto, esta foto que aqui apresento, colorida digitalmente, foi realizada um ano antes, no Verão de 1940, quando a prova foi ganha por José Albuquerque, ou “o Faísca”, ciclista que já tinha triunfado na edição de 1938.

Terá sido realizada por um repórter fotográfico do Diário de Notícias, imortalizando um momento insólito, porém normal num tempo em que o caminho-de-ferro ainda era rei e as Passagens de Nível omnipresentes na paisagem lusa. A “Volta” encontra-se suspensa, à espera da passagem de um comboio de mercadorias, encabeçado pela locomotiva de três eixos CP-113, construída por Kitson & Hewitson, no Reino Unido, em 1864. Lentas, antiquadas, mas ainda com uma boa capacidade de tracção, as máquinas desta série 110 a 135 eram usadas essencialmente para traccionar comboios de mercadorias, sendo presença normal nas linhas do centro e sul até aos anos 50.

Texto: Ricardo Grilo / Jornal dos Clássicos
Imagem colorida por Ricardo Grilo