Snapshot: O mito transmontano

06/07/2019

Em 1971 Nicha Cabral conseguiu alugar este Porsche 917K a David Piper para fazer aquela que era a grande prova nacional, disputada anualmente no circuito transmontano de Vila Real.

Uma corrida fantástica que reuniria os dois grandes mitos que disputavam as provas do mundial (Porsche 917 e Ferrari 512) numa sinfonia a 12 cilindros que marcou para sempre todos os presentes e, verdade se diga, todos os entusiastas do país.

Incluindo, decerto, as duas crianças que vemos nesta foto colorida que surpreendidas pelo intenso cantar do Porsche 917 K tapam os ouvidos à passagem do carro na curva da Salsicharia, ainda durante os treinos.

No dia seguinte, uma vitória provável de Nicha Cabral seria travada por uma luz de pressão de óleo que acendeu no “tablier” do Porsche, obrigando a uma paragem nas boxes e a descida para o segundo posto, atrás do Porsche 908/2 do Príncipe Jorge de Bagration.

Ainda assim estava feita a festa, com uma prova memorável e a vontade de regressar aos comandos do magnífico 917K. O que viria efectivamente a suceder na derradeira prova do Campeonato Internacional de Marcas, em Watkins Glen, onde Cabral iria partilhar o volante do Porsche com o americano Tony Adamiwicz e ainda fazer um extra na prova do campeonato Can-Am, tornando-se assim no único piloto português a participar numa prova deste campeonato de supercarros.

Ricardo Grilo/ Jornal dos Clássicos

Imagem colorida por Ricardo Grilo