Tama E4S-47: A inspiração para o Nissan Leaf?

26/11/2018

Após a Segunda Guerra Mundial o Japão passava por um período de escassez de bens e produtos como o petróleo e seus derivados, como era o caso da gasolina.

Por outro lado, registava um excedente no fornecimento de energia eléctrica devido a um reduzido número de electrodomésticos e grandes consumidores de energia, como consequências da devastação da guerra. Por isso, o governo japonês deu um incentivo para a produção de veículos eléctricos, e da Tachikawa Aircraft Company, que em tempo de paz não tinha escoamento para o seu fabrico de aeronaves, foram transferidos cerca de 200 funcionários sendo criada a Tokyo Electro Automobile Co. Ltd., visando o desenvolvimento e produção de um automóvel eléctrico.

Em 1947 nascia o veículo eléctrico Tama E4S-47, que atingia um velocidade máxima 35 Km/h, com uma autonomia de 65 Km, com uma única carga. Este veículo eléctrico reflectia a influência da sua origem aeronáutica, como era o exemplo dos compartimentos da bateria, que possuía um de cada lado, por baixo das portas laterais, com um sistema de rolos que permitia a sua troca de modo simples e rápido. Pormenor esse que mereceu os maiores elogios por parte do Ministério do Comércio e Indústria, em 1948.

O nome de Tama ficou a dever-se ao nome do local onde estava instalada a fábrica. Quanto à designação de E4S-47, o E é de eléctrico de quatro lugares sedan e do ano de 1947.

Em 1948 era lançado o modelo Tama Júnior, um veículo de passageiros compacto pequeno, enquanto no ano seguinte surgia o Tama Sénior de tamanho médio.O Tama foi produzido até 1951 e foi muito utilizado como táxi.

A Tokyo Electro Automobile passou para as mãos da Prince Motor Company em 1951, quinze anos volvidos, em 1966, foi assimilada pela Nissan.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.