Por outro lado, registava um excedente no fornecimento de energia eléctrica devido a um reduzido número de electrodomésticos e grandes consumidores de energia, como consequências da devastação da guerra. Por isso, o governo japonês deu um incentivo para a produção de veículos eléctricos, e da Tachikawa Aircraft Company, que em tempo de paz não tinha escoamento para o seu fabrico de aeronaves, foram transferidos cerca de 200 funcionários sendo criada a Tokyo Electro Automobile Co. Ltd., visando o desenvolvimento e produção de um automóvel eléctrico.
O nome de Tama ficou a dever-se ao nome do local onde estava instalada a fábrica. Quanto à designação de E4S-47, o E é de eléctrico de quatro lugares sedan e do ano de 1947.
Em 1948 era lançado o modelo Tama Júnior, um veículo de passageiros compacto pequeno, enquanto no ano seguinte surgia o Tama Sénior de tamanho médio.O Tama foi produzido até 1951 e foi muito utilizado como táxi.
A Tokyo Electro Automobile passou para as mãos da Prince Motor Company em 1951, quinze anos volvidos, em 1966, foi assimilada pela Nissan.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.