Teledyne Continental Cheetah, o que poderia ter sido o Hummer

05/01/2023

Em 1979, o exército americano lançou um concurso para substituir os antigos Jeep’s para um modelo novo, designado High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle, conhecido pelas suas siglas HMMWV, inspirando o nome Humvee. Deste projecto nasceu então o Humvee, produzido pela AM General e convertido para uso civil pela General Motors como Hummer.

A Lamborghini já estava a desenvolver um veículo militar desde 1977 conhecido por Cheetah e produzido pela Mobility Technology International ou MTI. O projecto da Lamborghini não foi em frente e a Teledyne Continental adquiriu os direitos do Cheetah.

Dessa aquisição nasceu o Teledyne Continental Cheetah, que tentou aperfeiçoar o desenho original, construído sob um chassis tubular com carroçaria em alumínio e suspensão independente nas quatro rodas.

Ao longo do seu desenvolvimento, foram equipados com três motores diferentes, inicialmente um V8 Chrysler com 5,9 litros de cilindrada, posteriormente um motor de seis cilindros diesel da Volvo e, por fim, o V8 International a diesel também com 6,9 litros de cilindrada. A potência era transmitida para as quatro rodas, como não podia deixar de ser, através de uma caixa automática de três velocidades 475 da General Motors.

Presente neste artigo está um dos onze protótipos construídos do Teledyne Continental Cheetah e pertenceu ao último grupo produzido, pois está equipado com o motor da International. O seu estado geral é bastante bom para o modelo em questão e está pintado na cor Olive Green.

Irá a leilão no dia 6 de Janeiro, através de um evento organizado pela Mecum, em Kissimmee. O seu valor estimado de venda situa-se entre os 14 e os 18 mil euros.