Timo Salonen marca presença no Rally Verde Pino em Leiria

10/03/2022

Falta cerca de um mês para o Rally Verde Pino voltar às estradas portuguesas através do Núcleo Desportos Motorizados de Leiria (NDML) que anuncia a presença especial de Timo Salonen, na prova que irá decorrer de 8 a 10 de Abril.

O antigo campeão mundial de rallys, Timo Salonen, irá marcar presença com a missão especial de abrir este rally. A estrela finlandesa, nascida a 8 de Outubro de 1951, era conhecido pelo seu aspeto relaxado, sempre de óculos e cigarro na mão, mas nunca descorando a sua impressionante maneira e velocidade a conduzir. A sua carreira começou na Nissan e em 1985 torna-se piloto de fábrica pela Peugeot. Nesse mesmo ano, Timo Salonen prova que é um dos pilotos mais rápidos de sempre ao sagrar-se Campeão do Mundo de Rallys. Em 1987, muda para a Mazda e consegue a vitória no mítico Rally da Suécia. Em 1992, faz o seu último rally, em Portugal, num Mitsubishi Galent VR-4. Já nos anos 90, Timo Salonen torna-se o piloto oficial da Citroën Zx Rally Raid e dedica-se a várias edições do Rally Dakar.

Em 2022, este talentoso piloto, regressa a Portugal para participar no Rally Verde Pino na região de Leiria. Este é um rally categorizado como sendo exigente pela sua grande extensão de quilometragem e onde o factor de velocidade se alia com a regularidade. Esta nova edição reunirá viaturas clássicas e desportivas e são esperados mais de 50 participantes, entre os quais, cerca de dez equipas são belgas e francesas.

Este ano o Rally Verde Pino terá como enfoque a Região de Leiria, uma vez que a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMLR) é um dos parceiros NDML, para a época de 2022. Composto por um shake down e 19 Provas Especiais de Classificação, os participantes irão passar pelas dez regiões compostas pela CIMLR: Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Pedrogão Grande e Porto de Mós.

Em seguimento à parceira estabelecida, o Rally Verde Pino vê agora o seu nome alargado para Rallye Verde Pino – Região de Leiria para se posicionar como uma prova dessa mesma região.