Toyota Corolla GT AE86: A icónica decoração do modelo do Grupo A

02/06/2019

Durante os anos 80 e 90 as 24h de Spa-Francorchamps eram a prova de resistência para os automóveis de turismo e muitos foram os Corolla AE86 que competiram nela, estando mesmo inserida no ETCC, o Campeonato Europeu de Automóveis de Turismo.

Este Corolla GT AE86 de Grupo A com a decoração da Fina, foi um dos que competiu nas 24h de Spa e no próprio ETCC, sendo também das decorações mais icónicas do modelo, já que ganhou diversas vezes na sua classe, pelas mãos de Pierre Fermine e Serge De Liedekerke. Pertence ao espólio de um museu de automóveis de competição, situado perto do circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Sendo um automóvel desenvolvido segundo as regras do Grupo A, existem algumas alterações no motor 4AGE de 1.6L e 16 válvulas, com a potência a subir para cerca de 150 cv. Um das que salta mais à vista, são os cabos de vela da TRD, o sistema de ignição foi alterado, sendo adicionado um radiador de óleo e ao contrário dos AE86 europeus com sensor AFM, este tem sensor MAP idêntico aos usados nos AE86 vendidos no Japão. O servofreio foi retirado, possivelmente, para dar um melhor tacto no pisar do pedal do travão. A suspensão, como seria de esperar, também foi alterada e tem ajuste de camber no topo das torres da suspensão e uma barra anti-aproximação Cusco OS.

No exterior está equipado com jantes da época Renoma de 15″, em alumínio. Já no interior, todo despido do que não é necessário na competição, tem um volante Formuling France, uma rollcage, uma baquet OMP e cintos de quatro pontos Luke. O painel de instrumentos foi alterado e foram adicionados mostradores da VDO. Na bagageira está a célula de combustível, com dois bocais de enchimento rápido, muito úteis nas provas de resistência.

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