Transit Supervan: Quando se junta uma Ford Transit com um Ford GT40

29/01/2022

A Ford Transit é uma das mais famosas carrinhas de mercadorias do mercado, foi lançada em 1965, continuando em produção, na sua quarta geração. No entanto, a designação Transit já era utilizada desde 1953 no Ford Taunus Transit, a versão comercial com base na berlina Taunus.

A primeira geração da Transit foi lançada em Outubro de 1965 e as motorizações eram praticamente as mesmas do Taunus, a que se juntava duas motorizações a diesel. A versão mais potente da Transit, destinada aos serviços que necessitavam de uma maior velocidade, como as de polícia e ambulâncias, estavam equipadas com o motor Essex V6 de 3,0 litros. Estas Transit tinham o “nariz” mais comprido, para acomodar o motor maior, tal como acontecia com as versões a diesel.

Tal como seria de esperar, nenhum modelo da Transit estava concebido para grandes prestações, mas não a razão pela qual a Ford não decidiu produzir uma série de protótipos, designados de Ford Transit Supervan, com um chassis e motor provenientes de um automóvel de competição.

A primeira Transit Supervan assentava num chassis, suspensão e travagem de um Ford GT40 “reformado”, com um motor Gurney-Weslake Eagle V8, com quatro carburadores duplos Weber com 5,0 litros de cilindrada e 435cv de potência montado na zona central de uma carroçaria da Ford Transit da primeira geração. Uma caixa de cinco velocidades ZF, montada numa posição transaxle, enviava a potência para as rodas traseira.

A Transit Supervan foi produzida pela Terry Drury Racing para a Ford, mantendo o aspecto exterior praticamente inalterado, adicionando somente alguma decoração oficial da Ford Motorsport. A alteração mais notória foram os alargamentos da carroçaria, para acomodar pneus mais largos. Esta Transit fora do comum foi apresentada em 1971 no circuito de Brands Hatch e a Ford indicava que tinha uma velocidade máxima de 240km/h.

Quando foi construída, a Transit Supervan era a carrinha mais potente do mundo e a Ford utilizou-a com bastante intensidade em vários eventos promocionais, incluindo corridas e provas de arranque, por todo o Reino Unido. Em 1978 recebeu uma carroçaria mais actualizada da Transit e assim permaneceu.

Posteriormente, foram produzidas a Transit Supervan 2, em 1984, e a Transit Supervan 3, em 1994. A localização da Ford Transit Supervan na actualidade é desconhecida, mas é possível que esteja guardada numa das colecções da Ford.