Mazda RX7
Conhecido pelo seu design apelativo, preço em conta e paralelamente pelo seu motor rotativo, este modelo foi um sucesso quando introduzido no mercado no final dos anos 70.
Usando um motor Wankel, que beneficiava de leveza e tamanho reduzido – ainda que com menos eficiência energética que o motor de pistões – este desportivo compacto de tracção traseira gozava de boa manobrabilidade.
Foi um automóvel incrível por conseguir ser normal mas “estranho”, veloz mas não propriamente “rápido”, barato mas de manutenção “difícil”, um sucesso e um “falhanço”.
Este modelo viria a ter duas gerações seguintes, terminando a produção em definitivo em 2002.Toyota MR2
O MR2 chega em meados da década de 80, procurando posicionar-se como um verdadeiro exótico a nível de aspecto e experiência de condução, mas por uma parcela do preço.
Com aspecto sem dúvida apelativo, apesar da experiência ao volante não ser propriamente equiparável a super desportivos, o motor central e tracção traseira fizeram dele um bom entretenimento na estrada.
Foi a dada altura disponibilizada a opção de caixa automática e, em 1986, uma variante estilo Targa, em que parte do tejadilho era amovível.
Honda S2000
Surge viragem do milénio trazendo consigo um chassis surpreendentemente equilibrado, com um potente motor que se aliou extremamente bem à tracção traseira oferecida.
Num cockpit minimalista o condutor goza de uma boa posição de condução e a suspensão própria para corrida, fez dele, sem dúvida, um desportivo puro.
Com direcção afinada, distribuição de peso ideal e caixa de seis de escalonamento preciso, todos os ingredientes se combinaram nesta máquina construindo-lhe uma reputação que se mantém bem viva até aos dias de hoje.