Uma árvore de Natal diferente

13/12/2023

Árvores de Natal cortadas da floresta? Porque não escolher um opção mais arrojada? Mostramos-lhe nesta semana, cada vez mais próximos do Natal, como pode um automóvel clássico salvar uma árvore de ser cortada.

 

Mas antes, vale a pena um enquadramento histórico: O hábito começou por ser um ritual pagão. Os germânicos colocavam no solstício de inverno ramos de pinheiros em lugares públicos e dentro das suas casas para evitar que os maus espíritos entrassem.

Estima-se que a tradição de enfeitar a árvore de Natal tenha mais de cinco séculos. Acredita-se que esta tradição foi criada em 1419 pelos padeiros da cidade alemã de Freiburg. Terão começado a decorar uma árvore todos os anos com maçãs, frutas e nozes. Mas só no dia de Ano Novo as crianças podiam sacudir a árvore para apanharem o que caia dela.

Com uma forte oposição da Igreja Católica, a árvore de Natal moderna em casa, surgiu como tradição no final do século XVI, na Alsácia. Na altura, fazia parte das festividades de Natal colocar uma árvore na sala de estar, Sendo também decorada com doces, nozes e maçãs. Só no século XX a Igreja Católica autorizou a árvore de Natal como símbolo da celebração festiva juntamente com o presépio.