Publicidade Continue a leitura a seguir

Madeira vai ter sistema de armazenamento de energia com baterias

Publicidade Continue a leitura a seguir

O sistema de armazenamento de energia que a ilha da Madeira irá instalar será feito com baterias com capacidade de 22,5 MVA/ 15,6 MWh.

Com a vizinha ilha de Porto Santo a apostar num projeto de eficiência energética e eletrificação da sua frota automóvel, a ilha da Madeira irá agora dar um passo importante também ao instalar uma central de armazenamento de energia renovável com baterias, que será integrada num conceito de microrede.

ESTE PROJETO POSSIBILITARÁ À ILHA DA MADEIRA ELEVAR A SUA QUOTA DE RENOVÁVEIS PARA CERCA DE 50% E MELHORAR A ESTABILIDADE NO FORNECIMENTO ELÉTRICO.

“Com a implementação na ilha desta central de armazenamento com baterias, pretendemos reduzir o número de geradores térmicos que dependem de combustíveis fósseis e aumentar a penetração de fontes de energia renováveis sem correr o risco de apagões, e ao mesmo tempo garantir uma regulação ótima da frequência do sistema elétrico da Madeira” – Francisco Taboada, Presidente da EEM.

O projeto foi adjudicado pela Empresa de Electricidade da Madeira (EEM) e será montado pela Siemens, através da Smart Infrastructure, em parceria com a Fluence.

O sistema de armazenamento de energia que irá ser montado deverá começar a operar no segundo trimestre de 2022.

O sistema de armazenamento de energia será feito com baterias com capacidade de 22,5 MVA/ 15,6 MWh.

O esquema em baixo detalhe os aspetos essenciais do projeto: