10 Semanas, 10 Filmes com Motos: 10º Long Way Round

19/09/2022

A série de 10 filmes termina agora e o derradeiro escolhido é um misto de série/documentário/filme e até um livro! Algo completamente diferente dos 9 anteriores e que, de certa forma, nos permite fechar com “chave de ouro” esta minha seleção para o período de verão que agora se está a despedir e somos chamados à dura realidade da escola ou do trabalho…

Reforço o que escrevi inicialmente: foram 10 escolhas pessoais, nem sempre consensuais e mesmo a representatividade que têm é bastante variável, conforme os gostos e interesses de cada um, mas mantive sempre o foco na magia que o cinema nos traz, tal como as motos.

Tenho quase a certeza de que se os nossos leitores ou internautas fizessem uma lista de 10 filmes com motos, a mesma permitiria gerar muitas opções diferentes! Eu próprio, agora que vos apresento Long Way Round, se voltasse atrás, talvez fizesse uma ou outra alteração, mas fico de consciência tranquila por acreditar que os 10 eleitos têm todos mérito, cada um à sua maneira.

Long Way Round

Lançado em 2004, como o tempo passa, partiu de uma ideia tão simples quanto genial: dois amigos, Ewan McGregor e Charley Boorman, decidem fazer uma viagem louca de moto entre Londres e Nova Iorque e partilhar as suas aventuras e desventuras da mesma, afinal de contas, estamos a falar de cerca de 30.500 km’s.

Uma aventura, ciclópica como esta, implicava meios, recursos humanos, tecnológicos…e motos capazes de suportar tamanha aventura e com o mínimo de falhas possível, o que é diferente de afirmar que não iriam existir avarias mais ou menos graves.

Ao que consta, a KTM foi a primeira marca a quem lançaram o desafio, mas esta acabou por recusar, talvez por não acreditar no projeto, nos custos associados, pela falta de visão da sua divisão de marketing ou qualquer outro motivo… não interessa! Perderam uma grande oportunidade de se mostrarem ao mundo!

 

 

Ewan e Charley foram bater à porta da concorrente BMW que os recebeu de braços abertos e deu-lhes todo o suporte necessário para a empreitada e em boa hora o fez! Após o final da aventura e da apresentação da série na televisão as vendas, sobretudo da BMW R 1150 GSA, dispararam um pouco por todo o mundo, nomeadamente na Europa e nos EUA!

 

Parte importante do sucesso deve-se também à equipa de filmagens que acompanhou a viagem, em especial a um nome já conhecido na sétima arte, ainda antes de abraçar este projeto: Claudio Von Planta! O cineasta sobre o qual ainda há pouco falámos, aquando da sua vinda à última edição do LxMFF,

Von Planta, ele próprio um aventureiro compulsivo e motard, esteve com Ewan e Charley, de Londres a Nova Iorque, atravessando a europa, incluindo a agora flagelada Ucrânia, o Kazaquistão, a Mongólia, a invasora Rússia, a travessia do Pacífico para o Alaska, o Canadá e, finalmente, os EUA.

É também graças a ele e à sua equipa que se tornou possível vermos, com detalhe, cenas de coragem, de humor, de desalento, de triunfo, de desespero, da camaradagem, de puro sofrimento, acidentes mais ou menos graves, falhas mecânicas (muitas)… e que mesmo com tantos obstáculos é possível seguir em frente! Uma verdadeira lição de vida.

 

O sucesso foi de tal ordem que após o final desta volta ao mundo em 115 dias as viagens de aventura em moto nunca mais foram o mesmo e os dois intrépidos viajantes fizeram depois novas aventuras pelo mundo fora: Long Way Down (2007), Long Way Up (2019) são dois bons exemplos, mas foi a primeira que fica pelo caráter inovador e por ser a pioneira.