Ainda não é desta que, para desgosto de muitos, a prova volta a um formato mais próximo do original, com saída da Europa e rumo a África, talvez mesmo a Dakar e ao Lago Rosa, mas nem por isso vão faltar motivos para acompanhar a epopeia.
Sob direção da antiga glória do enduro, rallys e bajas, o francês David Castera, a edição deste ano tem os ingredientes essenciais para ser mais um retumbante sucesso, mas vejamos alguns números para se ficar com uma noção mais clara da magnificência da prova:
Um total de 8,549 km, dos quais 4.706 km serão de contrarrelógio;Previstos 365 veículos, de várias categorias, na linha de partida;
15 dias de competição, o que significa que durante a prova existirá apenas 1 dia de paragem;
4 dias particularmente exigentes no chamado Empty Quartier, onde as dunas reinam.
Presenças nacionais no Dakar 2023
Já sabe que a presença lusa será, como habitualmente, significativa e com destaque para o universo das duas rodas, em que há 4+1 presenças confirmadas:
# 19 Rui Gonçalves (Sherco);
# 27 Joaquim Rodrigues (Hero);
# 30 António Maio (Yamaha);
# 43 Mário Patrão (KTM).
Tudo somado, não vão certamente faltar motivos de emoção para acompanhar a prova e até vai existir uma categoria “Dakar Classic” onde vão brilhar velhas glórias mecânicas das décadas de 80 e 90. Imperdível!