AIA a caminho de obter a certificação ISO 20121

03/03/2024

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) está comprometido com a sustentabilidade e está a caminho de alcançar a certificação ISO 20121. Isto reflete o reconhecimento a nível global também no que às boas práticas da sustentabilidade ambiental diz respeito.

 

Durante prova do mundial MotoGP Mundial , agendada para os dias 22 a 24 de março, o AIA continuará a promover ações e medidas sustentáveis, visando elevar ainda mais os seus padrões de sustentabilidade em mais áreas de intervenção no decorrer da competição. Este será um grande passo no caminho para o Autódromo algarvio vir a ser certificado de acordo com a norma ISO 20121.

O CEO da Parkalgar (Parques Tecnológicos e Desportivos), Paulo Pinheiro, refere que “O Autódromo Internacional do Algarve tem seguido nos últimos anos práticas de sustentabilidade que são já reconhecidas e conhecidas. Somos totalmente independentes em termos de energia elétrica, que é obtida totalmente a partir de fontes renováveis e, além disso, fruto da nossa parceria com a Repsol, utilizamos já combustível com elevada percentagem de composto sintético. Temos também um programa de aproveitamento das águas residuais e pluviais e recolha de óleos implementado e agora, com esta colaboração junto de uma empresa certificadora com provas dadas no mercado, iremos poder ter a evidência dos resultados de todo esse esforço. Queremos não só ser o melhor e mais sustentável GP do campeonato, mas também dar continuidade e aumentar ainda mais as nossas práticas nesta área.

Durante o GP de Portugal em março, serão implementadas e auditadas uma série de 12 medidas ambientais, tanto no interior como no exterior do circuito. Destas medidas destacam-se:

  • Utilização de painéis solares adicionais para fornecer energia ao Media Centre
  • Utilização obrigatória de scooters eléctricas no paddock
  • Utilização de combustível sintético nos veículos de apoio
  • Doação de alimentos não utilizados
  • Controlo e redução do consumo de água no paddock
  • Reciclagem de pneus usados

De modo a garantir o sucesso desta iniciativa e implementação de todas as medidas necessárias à obtenção da certificação ISO 20121, o AIA estabeleceu uma parceria com a SIA – Sociedade Inovação Ambiental, uma das poucas organizações certificadas para este fim em Portugal. A SIA foi responsável pelo processo de certificação do Rock in Rio em Lisboa e no Rio de Janeiro, bem como pelo processo similar da equipa de Fórmula E DS Techeetah.

Mais informações em: https://autodromodoalgarve.com/