Aprilia apresenta desportiva de entrada RS 457

18/02/2024

A Aprilia acaba de expandir a sua família de modelos desportivos com o lançamento da Aprilia RS 457. Projetada para entrar num segmento que acompanha as novas gerações e que encara de frente o futuro.

 

A RS 457 foi desenhada para se tornar a referência tecnológica e estilística entre os jovens motociclistas, incorpora linguagem da máxima performance, tirando proveito da vasta experiência da Aprilia na construção de motos desportivas. Os seus pontos fortes incluem o baixo peso – estabelecendo a relação peso-potência mais elevada numa moto de categoria A2 -, a excelente manobrabilidade e equipamento tecnológico.

A RS 457 é inspirada e segue os passos da Gama RS, as motos supersport que fizeram história. Desta forma, o farol full LED incorpora a assinatura estilística das suas irmãs mais velhas, estando os indicadores de direção integrados no respetivo grupo ótico. O painel de instrumentos, por sua vez, faz uso de uma unidade TFT a cores de 5 polegadas, sendo os botões de controlo da moto retroiluminados.

O modelo RS 457 é impulsionado por um motor bicilindrico paralelo de última geração, com quatro válvulas por cilindro e 35kW de potência, o máximo possível para a categoria A2. além dos números de potência, o seu peso de apenas 159kg a seco estabelece uma relação peso-potência verdadeiramente imbatível.

O quadro da RS 457 fabricado em alumínio, é uma solução única no segmento, proporciona excelentes qualidades dinâmicas. A forquilha dianteira de 41mm, com 120mm de curso, e o monoamortecedor que trabalha com o braço oscilante, ajustável em pré-carga com 130mm de curso, contribuem para uma condução precisa e confortável.

O seu sistema de travagem é composto com discos frontal de 320mm e traseiro de 220mm, também é assistido por um sistema ABS de duplo canal com dois mapas de utilização. As jantes desportivas montam um pneu 110/70 na dianteira e um 150/60 na traseira, as dimensões ideais tendo em conta o compromisso entre aderência e agilidade.

No que diz respeito ao seu equipamento eletrónico, a RS 457, o mesmo foi pensado para ir ao encontro de diversos perfis de condutor. O sistema Ride-by-Wire faz a gestão do motor com três modos de condução e intervém na entrega de potência e de binário, tal como no controlo de tração, que é ajustável em três níveis e pode ser desconectado. O quickshifter está disponível como equipamento opcional.

A Aprilia RS 457 está disponível em três grafismos diferentes : Racing Stripes, Prismatic Dark e Opalescent Light, com um preço de venda ao público de 7.190€, ao qual acrescem transportes e despesas. Mais informações sobres este novo modelo no site oficial da Aprilia.