Arranque do Campeonato de Todo-o-Terreno conta com 114 participantes

29/02/2024

A partir de amanhã, a ESC Online Baja TT Montes Alentejanos marca o arranque do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, centrado na região do Alentejo com a cidade de Beja como centro fulcral. A prova contará com um total de 114 participantes inscritos nas disciplinas de Moto (45), Quad (17) e SSV (52), a competição abrangerá também um percurso de 359,9 km repartido por três dias e dos quais 288,65 km serão disputados ao cronómetro.

 

Os campeões de 2023, António Maio (Moto) e Luís Fernandes (Quad), ambos na Yamaha, estão determinados a defender os seus respetivos títulos, enquanto a dupla campeã em SSV, João Monteiro e Nuno Morais, passa a integrar agora as fileiras da competição automóvel.

Na categoria de duas rodas, António Maio, que conquistou em 2023 o seu oitavo título de Campeão Nacional, enfrentará adversários de peso, incluindo Bruno Santos (Husqvarna) e Martim Ventura (Husqvarna), este último vencedor da edição 2023 da Baja TT Montes Alentejanos. A presença de pilotos notáveis, como Gustavo Gaudêncio, Fábio Magalhães, e os irmãos Bernardo e David Megre (este ano ambos a competir de Kawasaki,) , Micael Simão e as estreias de Bruno Borrego em Sherco e Tiago Santos em AJP.

Na categoria de Quad, o campeão Luís Fernandes (Yamaha) confrontará adversários como João Vale (Can-Am Renegade XXC) e jovens talentos como Tomás Paulo, Rodrigo Alves e Tiago Ferreira, todos em Yamaha.

Quanto à categoria dos SSV, Pedro Santinho Mendes, Hélder Rodrigues, Luís Cidade e Nelson Caxias (todos em Can-Am) lideram a lista de candidatos à vitória. Os seus principais adversários serão Pedro Pinha, Sérgio Baptista, Vasco Martins, Herlander Araújo, Wilson Galo e Pedro Grancha, também eles em Can-Am, e ainda Tiago Guerreiro que irá pilotar um Polaris PRO R.

A ESC Online Baja TT Montes Alentejanos começa amanhã, sexta-feira, 1 de março pelas 13h00, com a partida do parque fechado em Beja, seguida por um prólogo de 7,4 km. O evento prossegue no sábado, 2 de março, com dois setores seletivos, e termina no domingo, 3 de março, repetindo o percurso do segundo setor seletivo.

O presidente do CPKA (Clube de Promoção de Karting e Automobilismo), Humberto Silva, destacou as inovações no traçado para esta edição de 2024 da prova, “esta é uma edição totalmente renovada a nível de traçado. É uma prova que mantém a essência de ser rápida com um percurso bonito, direi mesmo, que é fantástico. Paulo Fiúza, responsável por conferir o roadbook, já nos confidenciou que este é o melhor traçado de sempre. Estamos, por isso, seguros de que esta prova tem tudo para ser novamente um êxito”.

A competição começa a criar expectativa com a apresentação oficial de todos os concorrentes no Parque de Feiras e Exposições de Beja, mais conhecido pelo “Parque da Ovibeja”, hoje, quinta-feira, 29 de fevereiro, às 20h00.

Mais informações sobre a prova no site oficial da FMP.