BMW R 1200 GS 2013
Três anos depois da primeira “Gelände Strasse”, a BMW voltou à carga com uma nova geração maxitrail, que não foi do agrado dos puristas: acelerador eletrónico, refrigeração líquida, embraiagem banhada a óleo, suspensão inteligente e 125 cv de potência. O êxito de vendas estava assegurado! A BMW R 1200 GS de 2013 (denominação interna de K50) foi uma das novidades mais importantes daquele ano. Tanto para os amantes das motos no geral, como para os aventureiros em particular, a expectativa gerada pelo novo modelo, foi enorme. A BMW voltou a superar o desafio, ao fazer evoluir um dos seus ícones de forma extraordinária, tornando a anterior geração completamente ultrapassada, ao apresentar a nova geração, uma moto totalmente nova.
A sexta geração foi quase tão revolucionária como a primeira 1200 que substituiu a R 1150 GS em 2004. A GS de litro sempre foi a “galinha dos ovos de ouro” da BMW, líder em vendas no segmento e o modelo mais cuidado de toda a gama: uma moto com tremenda reputação em todos os cantos do globo.
A GS que existia até então estava algo “refém”, com nove anos às suas costas e um último “restyling” feito em 2010. Tal como a Porsche, com os seus desportivos de motor traseiro, a BMW sempre esteve empenhada em demonstrar que uma configuração mecânica desde há 90 anos continuava a ser funcional no presente… E assim o conseguiu! Mais que uma evolução, o novo bicilindrico germânico foi uma revolução: acelerador eletrónico, refrigeração líquida com ventilação no radiador direito, caixa se velocidades, embraiagem multidisco em banho de óleo com função deslizante e colocada na parte dianteira do motor (antes era a seco e colocada na parte traseira) e admissão vertical (por cima do cilindro em vez de estar atrás) entre outras melhorias.



Em que resultaram todas estas alterações?
Além de tornar o motor boxer mais compacto, comprimido e ganhar 15 cv (125 cv), a GS soava mais rouca e enérgica, o tato da embraiagem parecia “manteiga” e a moto quase não balançava ao acelerar em seco (a embraiagem gira ao contrário do motor). Menos travão motor, mais velocidade de ponta, ausência de vibrações, subida de rotação mais rápida, menos inércia do veio e eletrónica refinada. A refrigeração encarregava-se de arrefecer a cabeça do motor e a câmara de combustão (35%), enquanto o resto continuava a ser refrigerado por ar (65%). Basicamente, o principal motivo para a inclusão da “água” foi para poder cumprir as cada vez mais apertadas normas anti-poluição.
Dependendo das opções de equipamento eleitas, através do botão “MODE” colocado no punho direito, podíamos eleger entre cinco modos de condução (Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro) que, por sua vez, regulavam convenientemente o controlo de tração ASC, o ABS (ambos desconectáveis) e a suspensão eletrónica semi-activa ESA de regulação automática em andamento.
Se no aspecto técnico a BMW R 1200 GS de 2013 era fora do comum, a parte ciclistica não lhe ficava atrás. As duas peças “auto portantes” fixadas ao motor em forma de quadro passaram à história, substituídas por um quadro tubular de aço com sub quadro aparafusado. As suspensões (da Sachs) foram revistas (para deixar mais espaço aos radiadores com menos 4 mm de diâmetro das bainhas), mantendo o característico trem dianteiro Telelever (que torna independentes a suspensão e a direção) com sistema traseiro EVO Paralever.



BMW R 1200 GS 2016
A BMW R 1200 GS introduziu novas cores em 2016: branco mate (light white) e a nova Triple Black (primeira das denominadas “Special Edition” desta geração). Já a BMW R 1200 GS Adventure estreava três novas decorações: vermelho mate, azul oceano metalizado e também o branco mate (light white) como a sua irmã mais pequena, com as letras “R 1200” em tons de vermelho.



BMW R 1200 GS 2017
A marca bávara atualizou a sua “best-seller” no segmento maxi-trail para adaptar a mecânica à norma anti-poluição obrigatória, a Euro 4, aproveitando também para oferecer mais equipamento opcional e packs de acessórios e algumas melhorias. O que mais se destacava era a inclusão do (agora já banal) painel de instrumentos TFT de 6,5” a cores, personalizável, com conectividade Bluetooth para o sistema de som do capacete e com os smartphones. A roda de comandos “Multicontroller” do punho esquerdo passou a equipamento de série, independentemente se a moto tinha ecrã digital ou não. E no punho direito passou a vir a opção de chamada de emergência inteligente “ECALL”, um elemento de segurança capaz de ativar-se automaticamente em caso de acidente, também com a possibilidade de ativação manual.



BMW R 1250 GS 2019
A sétima geração do ícone maxi-trail da marca bávara, chegou aos concessionários com mais tecnologia que nunca, traduzindo-se em mais potência, equipamento e prestações. O seu motor boxer de distribuição variável foi o ponto de maior destaque, uma grande evolução face às anteriores gerações, que se manteria inalterada nos quatro anos seguintes. Até 2019, a última atualização mais importante da BMW GS “grande” datava de 2013, optando assim por um motor de refrigeração mista ar/água com uma infinidade de alterações face às antecessoras (caixa de velocidades integrada, embraiagem multi-disco em banho de óleo com função anti-deslizante, 15 cv a mais, entre outros). A marca alemã, conhecedora de que o segmento trail acima dos 900 cc era o mais procurado pelos detentores de carta A, tendo crescido exponencialmente nos últimos anos até chegar aos 43% de quota do mercado, deu um rumo totalmente diferente à história da GS, depois de 14 anos mantendo o 1200 na sua denominação, passou a 1250, para destacar-se ainda mais. A R 1250 GS de 2019 incluía de série dois modos de condução (Rain com 100 cv e Road), ABS, controlo de tração (desconectáveis), motor boxer com distribuição variável passando de 1170 cc para os 1254 cc (136 cv às 7750 rpm e 143 Nm às 6250 rpm), instrumentação TFT com ecrã de 6,5” e sistema de conectividade. O controlo de arranque em subida (HiSC), passou a vir incluído de série, assim como o controlo de travão dinâmico (DBC) eram outras das novidades. O primeiro tornava mais fácil arrancar em subidas íngremes, enquanto que o segundo evitava o acionamento involuntário do acelerador em plena travagem, potenciando a mesma. Como boa BMW, a lista de opcionais para a personalizar ao gosto de cada utilizador era muito extenso e variado: Pack HP (composto por carroçaria tricolor; jantes e pinças de travão douradas; motor, sub-quadro, guiador, grelha de carga traseira e forquilha em preto; quadro branco; assento rallye; extensão do para lamas dianteiro; proteção do radiador em aço inoxidável e para brisas baixo), kit de malas extensíveis Vario, jantes de raios; Pacote Confort (coletor de escape cromado, proteção de mãos, punhos aquecidos e silenciador cromado; Pacote Dinâmico (luz diurna e piscas em LED, caixa de velocidades semi-automática, modos de condução Pro e assistência de travagem dinâmica) ou ainda o Pacote Touring (suspensão eletrónica ESA, assistente de arranque em inclinação Pro, pré-instalação para navegação, controlo de velocidade e suporte das malas). A juntar a tudo isto ainda havia o sistema de chamada de emergência inteligente, que era o mais solicitado.
Mas, acima de tudo, o grande protagonista da R 1250 GS foi o seu novo motor boxer, facilmente identificável pela denominação “Shift Cam” nas cabeças dos cilindros. Com um aumento de cilindrada de 7%, 14% de binário e 9% de potência, este propulsor foi concebido para cumprir com a norma Euro 5. Reduzir o consumo e minimizar emissões era já obrigatório para todos os fabricantes.
A nível de quadro, a 1250 GS apresentava um comportamento exemplar. Rápidas mudanças de direção, grande maneabilidade e harmonia de movimentos tanto a alta como a baixa velocidade. O trem dianteiro Telelever em conjunto com a suspensão eletrónica ESA continuaram a ser imagem de marca, esta última variando automaticamente o funcionamento de acordo com o modo selecionado em dois níveis de intervenção (Roud ou Dynamic, mais confortável ou mais dura), lendo todas as imperfeições do terreno em milissegundos e podendo ser modificado em andamento a partir do punho esquerdo. A GS também permitia desfrutar de outra novidade: o seu prático sistema Connected Ride. Esta tecnologia permitia conectar o smartphone e um intercomunicador com o display da moto via Bluetooth, podendo navegar a partir do comando multi-controler do punho esquerdo pelos diversos parâmetros do telefone (agenda, chamadas, música, mensagens, navegação básica, etc.) e visualizá-los na perfeição no painel TFT de 6,5”.




BMW R 1250 GS ADVENTURE 2019
A versão mais aventureira da BMW GS recebeu todas as melhorias da versão base, com o motor boxer de distribuição variável e 136 cv como novidade principal, além de potenciar a sua faceta de viajante e munir-se de alguns dos melhores “gadgets” tecnológicos do fabricante alemão, como os dois modos de condução, o controlo de tração ASC e o assistente de arranque em inclinação de série. Como já é habitual no catálogo da marca, modos de condução Pro, controlo de tração dinâmico (DTC), ABS Pro, suspensão eletrónica ESA (com função de compensação de carga), chamada de emergência e assistente de travagem dinâmico (DBC) estavam disponíveis como equipamento opcional.
Jantes de raios, barras de proteção, malas de alumínio, proteções de mãos, pousa-pés mais largos, suspensões com 2 cm mais de curso, depósito de gasolina de alumínio sobre dimensionado com 10 litros extra, assento mais confortável, pára brisas largo, compartimento no depósito de combustível, para lamas dianteiro de maiores dimensões, predominância da cor negra… A R1250GS Adventure é inconfundível. Ao contrário do que vinha sendo habitual na marca germânica, que optava por atualizar a sua Adventure um ano depois do lançamento da GS base, a nova geração GSA chegou ao mesmo tempo que a GS base, com todas as novidades e aditivos específicos dessa versão, vocacionada para um público mais aventureiro e amante do fora de estrada.
Apesar dos seus 890 mm de altura do assento ao solo, a parte dianteira na sua união com o depósito foi estreitada para poder fechar mais as pernas, facilitando assim chegar com os dois pés ao chão. O peso era de 260 kg em ordem de marcha (22 kg mais que a GS base), que parece muito, mas a verdade é que continuava a ser uma das motos mais contidas da classe maxitrail.
Outro acerto foram os pedais de travão e seletor de mudanças que passaram a ser ajustáveis para adaptar-se a todas as medidas de pés, independentemente do tipo de bota. A instrumentação TFT de 6,5” contava com sistema Connected Ride de série para vincular-se com o smartphone.
BMW R 1250 GS 40 ANIVERSARIO 2020
Há três anos celebrou-se os 40º aniversário do lançamento de um dos modelos de referência na história da moto em geral e da BMW Motorrad em particular: a R 80 GS. A “ponta de lança” da família trail alemã celebrou a efeméride com o lançamento de duas versões especiais decoradas com as cores do final dos anos oitenta, alguns retoques no design, eletrónica melhorada e novos conjuntos de equipamento opcional. Foi no salão de Colónia em 1980 que a viram nascer e desde então, afirmou-se como a rainha absoluta do segmento maxitrail: os números de matrículas não deixam margem para dúvida! Design, tecnologia e prestações num modelo evoluído ininterruptamente ao longo de sete gerações diferentes. E porque a BMW GS é um autêntico ícone entre as trail, havia melhor forma de a homenagear do que através da criação de uma versão especial comemorativa, aproveitando para atualizar as versões base?
A GS “grande” foi crescendo paulatinamente com o passar dos anos, desde os 800 cc iniciais, passando pelos 1000 cc (1987), 1100 (1993, 4 válvulas por cilindro pela primeira vez), 1150 (1999), 1200 (2005, a última com refrigeração por ar e 2013 já por líquido) e os 1250 cc atuais, renovada no ano passado. Atualmente, a família GS é composta por 6 modelos (G310GS, F750GS, F850GS, F850GS Adventure, R1250GS e R1250GS Adventure), um escalonamento ideal para cobrir todas as necessidades (trail de iniciação, trail média cilindrada, A2 e maxi trail) com foco mais ou menos asfáltico e numerosas possibilidades de personalização.
A R 1250 GS de 2021 inclui de série duplo modo de condução (Rain com 100 cv, Road), motor de dois cilindros boxer com distribuição variável de 1254 cc (136 cv às 7750 rpm e 143 Nm às 6250 rpm), instrumentos TFT com ecrã de 6,5” e conectividade. O assistente de arranque em inclinação (HiSC), incluído de série, assim como o controlo de travão dinâmico (DBC) também não faltam. Três novidades importantes passam pela adoção do controlo de tração ativo DTC, ABS Integral Pro e modo de condução ECO para poupar combustível, tudo isto equipamento de série.




BMW R 1250 GS TROPHY COMPETITION 2022
A R 1250 GS é só por si uma máquina capaz de enfrentar qualquer desafio que lhe proponhas. E se a isso juntarmos a preparação especial como a que dá vida à edição Trophy Competition que aqui te mostramos, então torna-se na moto quase perfeita. Apenas foram fabricadas 126 unidades o ano passado, todas elas destinadas aos pilotos participantes no Troféu Internacional BMW Motorrad GS 2022 disputado na Albânia.
Este país do Este da Europa é considerado por muitos amantes do off road como uma das jóias a nível continental para a prática do off road e enduro, graças às suas montanhas escarpadas, extensos vales, rios selvagens, bosques densos e uma costa fantástica. Se na edição anterior se optou por usar a sua irmã mais pequena, a BMW F 850 GS, para este ano a marca bávara escolheu a “menina bonita” da casa. Além disso, doto-a de uma série de melhorias com as quais a tornou ainda mais eficiente, polivalente e resistente perante os desafios que possam surgir ao longo dos sete dias que dura esta prova. Além de contar com o eterno motor boxer “flat-twin”, esta edição da GS vinha equipada com alguns extras ideais para responder ao desafio. Entre outros, destaque para o exclusivo acabamento da pintura bicolor em Lightwhite / Gravityblue metalizado mate em combinação com os gráficos GS Trophy, desenhados em específico para esta versão. Também contava com uma robusta proteção de motor de enduro, fabricada em alumínio, uma proteção de farol, cabeças de motor particularmente bem protegidas contra danos e um painel TFT protegido contra danos em caso de queda e contra o impacto das pedras.
Por outro lado, os pousa-pés de enduro, especialmente robustos da R 1250 GS Adventure e os pedais de travão e das mudanças ajustáveis estavam igualmente em consonância com a utilização off road que esperava estas motos. Os pneus Metzeler Karoo 4 vestem as jantes de raios cruzados, substituindo os pneus Karoo 3 de série, para garantir a melhor tração possível nos terrenos mais difíceis. O para brisas desportivo, o assento rallye e o silenciador traseiro Akrapovic completavam o equipamento do modelo destinado à competição. Por último, cada unidade dispunha de uma bolsa “Small Tank Bag Adventure Collection” com 5 litros de capacidade; uma opção prática para guardar todo o tipo de utensílios e algo para comer ou beber ao longo do caminho. Graças aos fechos e pontos para fixação, pode ser também utilizada como bolsa traseira na R 1250 GS Trophy Competition.
Uma bolsa interior impermeável, fechos bidirecionais estanques à água e diversos compartimentos no compartimento principal, um bolso com fecho na tampa e uma abertura para o cabo de carga no interior, são outros pormenores úteis da bolsa para o depósito “Small Adventure”.

BMW R 1250 GS ULTIMATE EDITION 2023
A R 1250 GS Ultimate Edition é uma edição especial que fica marcada por uma série de qualidades que servem para prestar homenagem à derradeira geração 1250. Herda o estilo e a decoração Triple Black e conta com pormenores únicos graças aos pacotes incluídos na sua configuração de série. Entre eles encontramos o Pacote estético Shadow I/II (componentes maquinados e acabamentos com tratamentos exclusivos), pacote Dynamic (que ajuda a enfatizar as qualidades desportivas da moto tanto em estrada como em off road, além de apresentar diversas melhorias de segurança, onde se incluem as suspensões eletrónicas ESA, modos de condução Pro e quick shift Pro), pacote Touring (pensado para enfrentar as viagens com grande conforto, comodidade e diversão; inclui cruise control e está preparada para instalação do sistema de navegação, proteções de mãos e suportes das malas), pacote Comfort (pensado para o conforto dos dois ocupantes da GS; inclui chave inteligente, punhos aquecidos e escape cromado) e Pacote Lights (para aumentar a visibilidade; adiciona a Headlight Pro com luz diurna, luz adaptável às curvas e luz “cruising” na frente, além dos piscas multifuncionais traseiros).
Mas a R 1250 GS Ultimate Edition oferece muito mais graças aos acessórios e umas opções estetico-funcionais especificas que a dotam de um caracter muito próprio. Para começar, apresenta-se com um para brisas escuro que acentua a vocação desportiva; tem as mesmas dimensões que a versão base e tem um revestimento resistente aos riscos em toda a moto. Também monta barras de proteção do motor, ideais para proteger em caso de queda ou do impacto das pedras. Esta versão inclui jantes de raios cruzados pretos, mais adequadas à condução fora de estrada e com uma estética típica trail, integrando-se perfeitamente no aspecto geral. O escape Akrapovic fabricado totalmente em titânio com tampa em carbono, monta db-killer que o torna homologado para a via pública.
A personalização da R 1250 GS Ultimate Edition foi levada ao mais alto nível graças ao Kit Ultimate que oferece acabamentos elegantes e exclusivos que não se pode replicar noutros modelos. Como boa BMW que é, permite ainda melhorar o equipamento que tem instalado, graças ao enorme leque de acessórios disponíveis, como, por exemplo, malas laterais ou top case traseira.

BMW R 1200 GS ADVENTURE LEGO TECHNIC 2016
É a primeira vez que uma marca de motos colabora com a gigante LEGO para a produção de um dos seus modelos reais e a moto eleita para o efeito foi a BMW R 1200 GS Adventure, passando assim a figurar dentro da família LEGO Technic. Um conjunto de 603 peças, com dimensões finais de 330x100x180 mm (CxLxA), reproduzindo fielmente todos os pormenores característicos desta icónica trail: desde o guiador móvel ao para brisas ajustável, passando pelo motor de dois cilindros boxer (cujos pistões se movem ao mover a moto), a suspensão dianteira Telelever ou as jantes de raios com pneus de tacos. Além disso, a R 1200 GS Advenure aproveita a celebração dos 40 anos da LEGO Technic pelo que o kit também permite optar, consoante o gosto de cada cliente, por construir um exclusivo protótipo desenvolvido em colaboração com os designers da BMW em vez do modelo matriculável.
Por Jesse Mach

Fotos BMW-MOTORRAD
