Atualmente, aos 73 anos, o célebre apresentador, comediante, entertainer… que apresentou durante muitos anos o conhecido talk show da NBC “The Tonight Show with Jay Leno” tem outra grande paixão e que lhe consome grande parte do tempo (e certamente das finanças, ainda que milionárias): a recuperação de carros e motos antigas.
Aliás, a paixão é de tal ordem que vai partilhando, nomeadamente nas redes sociais, um pouco do que é a sua coleção de carros, motos e memorabilia.
Destaque para a série televisiva intitulada “Jay Leno’s Garage”, composta por sete edições, cada uma delas com vários episódios, em que partilha os seus conhecimentos e apresenta vários exemplares daquela que é uma das mais interessantes coleções particulares de carros e motos, sobretudo clássicos, em todos os Estados Unidos.
Além disso, Jay Leno não se limita a uma coleção de sonho. Dá uso a esses veículos, tem imensos conhecimentos técnicos e trabalha diretamente na sua restauração, pondo até a sua vida em risco.Em 2022, quando estava às voltas com um dos seus carros clássicos, de 1907, mais precisamente debaixo do mesmo, o carro começou a arder, causando queimaduras graves em Leno, mas não foi o suficiente para desistir da sua paixão.
Já com as motos ocorreu algo igualmente perigoso: em janeiro do ano passado, quando conduzia uma Indian de 1940, sentiu cheiro a gasolina e desviou para uma rua periférica para parar, sendo derrubado por um arame: resultado: clavícula partida, duas costelas fraturadas e fissuras nas rótulas.
O que se apresenta de seguida é uma pequena parte da coleção do comediante. Ainda por cima, não são muitas as pessoas com acesso à mesma, o que a torna muito restrita. Se forem para as bandas de Burbank, no Estado da Califórnia, podem sempre tentar a visita.
Algumas das motos de Jay Leno
Como base para esta apresentação, usou-se como referência o trabalho de Joe Capraro, publicado no Slash Gear. São apenas cinco motos de sonho e não têm preço, mais que não seja por não estarem à venda.
Scott Flying Squirrel, de 1929
Esta moto, praticamente única, é uma réplica perfeita daquela que o fundador da marca, Alfred Angas Scott, usou para correr nas corridas da Ilha de Man (The Isle of Man TT). A marca inglesa sempre adotou soluções inovadoras, mas acabou por desaparecer depois da Segunda Guerra Mundial.
Equipada com um motor 2 tempos, bicilíndrico, de 596 cc, a sua grande particularidade é ter refrigeração líquida, mas o líquido não é movimentado através de uma bomba de água! Tem um sistema mais ou menos rudimentar que obriga a água quente a subir, através da própria temperatura, circular pelo motor e depois descer, repetindo continuamente este movimento.
Sobre esta moto muito especial Jay Leno afirmou:
Norton Commando John Player Special, de 1974
Se a moto anterior é desconhecida de muitos de nós, esta Norton, uma marca mítica, também é uma verdadeira raridade e tem uma história curiosa por detrás. Jay Leno adquiriu-a ainda antes de se tornar famoso (e rico) com o seu programa ““The Tonight Show”. A moto não foi propriamente barata e Leno teve algumas dificuldades financeiras por causa dela, mas hoje é uma moto inseparável da sua coleção.
Caraterizada por uma carenagem muito completa e integral, imita um bocado da estética dos carros de Formula 750, da época. Destacam-se os dois faróis dianteiros apenas um selim, traseira longa de uma verdadeira moto de competição. Está equipada com um bicilíndrico de 822 cc, refrigerado a ar, capaz de debitar cerca de 60 cv às 6.200 rpm.
A moto veio para os Estados Unidos com os comandos “à Inglesa”, ou seja, pedal de travão de pé à esquerda e de mudanças à direita, uma vez que foi construída antes da entrada em vigor nos EUA da lei que obrigava os construtores a comercializar motos naquele país, usando a configuração que todos hoje conhecemos.
Num olhar mais atento, percebe-se que o disco de travão dianteiro da moto de Leno é perfurado e atual, sendo que o original era maciço, mas todo o resto da moto é magnífico.
Suzuki RE5, de 1975
Aparentemente, esta Suzuki não se distingue das cafe racers, muito populares na época, mas olhando com atenção há algo inesperado: o motor é do tipo Wankel, ou seja, um motor rotativo que usa rotores e não pistões, tecnologia que hoje quase desapareceu, com poucas exceções, caso da Mazda que recentemente lhe deu nova vida com o seu Mazda MX30 R-EV.
O motor tem uma cilindrada de 497 cc e produz 62 cv, o que é um valor muito apreciável, embora perfeitamente compreensível uma vez que os motores do tipo Wankel, além da sua suavidade, conseguem gerar uma elevada potência, apesar de problemas conhecidos em termos de estanquecidade que leva ao consumo de óleo ou gastarem bastante gasolina.
Sobre esta moto Leno afirmou: “It wasn’t a torque monster like a Harley; it was just an incredibly smooth, wonderful riding motorcycle that handled pretty good.” Ou seja, não é um monstro de binário como uma Harley, mas é muito suave, permite uma condução engraçada e conduz-se muito bem.
Indian Chief, de 1930
A mais antiga marca de motos norte-americana ainda em ação, dois anos mais antiga que a Harley-Davidson, sempre teve nas suas Chief uma família de motos muito especial e é esta não é diferente, até pela sua história pessoal.
Foi oferecida a Leno há cerca de 40 anos e teve de esperar décadas para ser meticulosamente restaurada, tal como o comediante costuma fazer a todos os seus veículos ao longo do tempo, ou seja, aguardou muitos anos para ser devolvida ao seu esplendor.
Equipada com V-Twin de 1200 cc continua a ser uma moto magnífica e produzida numa data muito especial, ou seja, em plena “Grande Depressão”. A primeira crise de caráter mundial, que começou no ano anterior exatamente nos Estados Unidos. Olhando para foto vê-se que tem um retrovisor moderno, o que significa que Leno lhe dá uso.
Sobre ela afirmou: “It’s a lot of fun to ride. It’s a really unusual vintage machine. It takes some getting used to; it’s not like a modern bike at all”. Ou seja, é uma moto divertida de conduzir, sendo uma moto de estilo vintage realmente incomum. Leva o seu tempo a adaptar-nos a ela e é completamente diferente de uma moto atual.
Pope, de 1918
Esta moto, que já é centenária, acaba por ser uma verdadeira raridade, até mesmo nos Estados Unidos, sua terra Natal, mais precisamente Westfield, no Estado do Massachusetts, mas Leno não resistiu a ter uma e anda nela, como se pode ver aqui.
Com um aspeto muito curioso, comandos que ainda fazem lembrar os carros da época, tem vários detalhes que mostram bem o longo caminho que a indústria motociclística percorreu até chegar aos dias de hoje.
Está equipada com um motor bicilíndrico com cerca de 1000 cc, cada cilindro com três válvulas, sendo que as mesmas são exteriores, ou seja, devem ser lubrificadas manualmente antes de cada viagem, algo impensável nos dias de hoje!
Não chegou a ser apresentada no “Jay Leno’s Garage”, mas antes no “My Classic Car” e a respeito dela Jay afirmou: “This is a very, very expensive motorcycle and very quick…”. Ou seja, é uma moto muito, muito cara, mas também muito rápida!
O seguinte vídeo dá para ficar com uma ideia da coleção completa. Só os exemplares de Brough Superior Motorcycles já chegam para encantar, mas há muito mais, incluindo motos recentes: