Conhece a coleção de motos do apresentador de televisão Jay Leno?

28/01/2024

A estrela de televisão James Douglas Muir Leno (Jay Leno) praticamente dispensa apresentações, mesmo sabendo que a sua popularidade é maior sobretudo nos Estados Unidos.

Atualmente, aos 73 anos, o célebre apresentador, comediante, entertainer… que apresentou durante muitos anos o conhecido talk show da NBC “The Tonight Show with Jay Leno” tem outra grande paixão e que lhe consome grande parte do tempo (e certamente das finanças, ainda que milionárias): a recuperação de carros e motos antigas.

Fonte: Bike Insurer

Aliás, a paixão é de tal ordem que vai partilhando, nomeadamente nas redes sociais, um pouco do que é a sua coleção de carros, motos e memorabilia.

Destaque para a série televisiva intitulada “Jay Leno’s Garage”, composta por sete edições, cada uma delas com vários episódios, em que partilha os seus conhecimentos e apresenta vários exemplares daquela que é uma das mais interessantes coleções particulares de carros e motos, sobretudo clássicos, em todos os Estados Unidos.

Além disso, Jay Leno não se limita a uma coleção de sonho. Dá uso a esses veículos, tem imensos conhecimentos técnicos e trabalha diretamente na sua restauração, pondo até a sua vida em risco.

Em 2022, quando estava às voltas com um dos seus carros clássicos, de 1907, mais precisamente debaixo do mesmo, o carro começou a arder, causando queimaduras graves em Leno, mas não foi o suficiente para desistir da sua paixão.

Já com as motos ocorreu algo igualmente perigoso: em janeiro do ano passado, quando conduzia uma Indian de 1940, sentiu cheiro a gasolina e desviou para uma rua periférica para parar, sendo derrubado por um arame: resultado: clavícula partida, duas costelas fraturadas e fissuras nas rótulas.

Fonte: Muyng Chun / Los Angeles Times

O que se apresenta de seguida é uma pequena parte da coleção do comediante. Ainda por cima, não são muitas as pessoas com acesso à mesma, o que a torna muito restrita. Se forem para as bandas de Burbank, no Estado da Califórnia, podem sempre tentar a visita.

Algumas das motos de Jay Leno

Não se sabe exatamente quantas motos tem. Numa pesquisa recente foram consideradas 160, mas é bem provável que seja mais, até porque Leno tem a sua coleção em permanente evolução, seja nas motos, nos automóveis ou na memorabilia.

Como base para esta apresentação, usou-se como referência o trabalho de Joe Capraro, publicado no Slash Gear. São apenas cinco motos de sonho e não têm preço, mais que não seja por não estarem à venda.