O motivo para terem preços tão elevados pode ser por razões tão diversas como número reduzido de unidades produzidas, historial desportivo, estética arrebatadora, performances de sonho ou qualquer outro, mas o facto é que são cobiçadas e os valores pelos quais são comercializadas mostram isso mesmo.
A lista que se apresenta, num total de 10 motos, tem por base a proposta do motociclista Dmitry Pavlovsky, colaborador do site topspeed.com. Os modelos escolhidos apresentam o preço base de licitação em leilões da especialidade, refletindo a realidade norte-americana, sendo que alguns dos modelos são conhecidos cá, mas outros nem tanto.
A ordem de apresentação é da menos para a mais cara. Veja quais conhece e avalie a profundidade da sua carteira, se for caso disso. Sonhar ainda não paga imposto…
10 – Honda CB 750
Preço base de licitação: 16050 Dólares
A Honda CB 750 Fouré uma moto com um historial incrível e que mudou por completo o panorama mundial das motos que conhecemos na atualidade. Por algum motivo lhe chamaram “A moto do Século”.
Quando chegou ao mercado, no início da década de 70, causou um efeito de um terramoto e foi um golpe terrível na indústria motociclística, nomeadamente na europeia, graças à sua performance, fiabilidade e inovador motor de quatro cilindros.
Encontra-se em Portugal ainda com alguma facilidade e por valores até mais baixos que os deste exemplar. Na prática, quanto melhor estiver conservada/restaurada, menos km’s tiver ou mais fiel ao original for… maior será o seu valor e raridade.
9 – Ducati 750 Sport
Mais uma moto de uma beleza arrebatadora e que facilmente fica bem no centro da sala lá de casa, pelo menos alguns de nós pensam assim e conhecer um pouco do seu pedigree em termos de competição só reforça isso!
A posição de condução radical com os avanços a exigir muito do condutor, o longo depósito estilizado ou o selim apenas para o passageiro só fazem dela uma “modern classic” ainda mais cobiçada.
Ao contrário da Honda CB 750 a produção da Ducati 750 Sport foi bastante reduzida e é muito complicado encontrar um exemplar em bom estado ou um proprietário que queira vender uma peça de coleção destas, sendo que encontrar uma no nosso país pode não ser tarefa fácil, pelo menos para venda.
4 – BMW R62
Preço base de licitação: 52000 Dólares
Como se não bastasse, foram construídas apenas 4355 unidades e apenas nos anos de 1928 e 1929. Ou seja, uma verdadeira raridade, mais ainda se estiver completamente restaurada.
É perfeitamente possível que existam alguns exemplares no nosso país, onde há muitos apaixonados por motos clássicas. Porém, é garantido que se trata de uma moto bastante rara e o seu valor de base de licitação em leilão reflete isso mesmo.
3 – Harley-Davidson VR1000
Preço base de licitação: 90000 Dólares
Eis que nos chega uma moto do construtor de Milwuakee e o facto de aparecer com roupagens de competição mostra bem que se trata de uma moto muito especial, até pelo número de unidades produzidas: apenas 55 e no final da década de 80, início da de 90!
É provável que não exista, infelizmente, nenhuma no nosso país. Mesmo nos Estados Unidos são muito cobiçadas pelos Harlistas e raras. A existir alguma por cá é quase como encontrar um unicórnio e se estiver em estado de concurso o seu valor pode ser bem superior à base de licitação deste exemplar.
2 – Marsh-Metz
Preço base de licitação: 92000 Dólares
Ninguém vai ficar escandalizado se não conhecer esta marca de motos. Nesse caso aproveite a oportunidade para melhorar a sua cultura motociclística. Fica já a saber que, em 1899 Charles H. Metz usou pela primeira vez o termo “motor cycle”. Da junção do seu génio criativo ao do designer David Marsh nasceu a Marsh-Metz.
Se não fosse por mais nenhum motivo, só o facto de ter sido a primeira marca norte-americana a desenvolver um motor V-Twin a 90° já era suficiente para a imortalizar, mas há mais, incluindo a transmissão final por correia.
Desconheço a existência de alguma em Portugal e admito que a possibilidade seja remota, mas se tal acontecer, apesar do seu aspeto de bicicleta, ter uma Marsh-Metz destas é fazer parte da história do motociclismo e a sua raridade e valor no mercado reforçam isso mesmo.
1 – Vincent Black Shadow Series D
Preço base de licitação: 93625 Dólares
Terminar esta contagem com uma Vincent é algo previsível, mas o facto de ser uma Black Shadow Series D vem ainda reforçar o caráter exclusivo e único desta moto, o que ajuda a explicar que encabece esta série de 10 motos.
Uma moto intemporal, de mais um construtor britânico que acabou por desaparecer, com luxo, sofisticação, tecnologia e um historial incrível, nomeadamente em provas de velocidade nos Lagos Salgados de Bonneville, em 1948, onde atingiu velocidades bem superiores aos 200 km/h que a versão de estrada Black Shadow era capaz de atingir.
É natural que existam algumas Vincent, sendo ou não Black Shadow no nosso país. Os seus felizes proprietários sabem perfeitamente que têm motos praticamente únicas e que numa eventual venda não vão faltar interessados endinheirados, dentro ou fora de Portugal para adquirir uma moto verdadeiramente premium.