Ducati dá início à produção da Multistrada V4 Rally

31/01/2023

A produção da Multistrada V4 Rally, a Ducati desenhada para os amantes das longas viagens, já dada a conhecer no terceiro episódio da World Première 2023, começou na fábrica Borgo Panigale. A nova moto completa uma gama ‘touring’ que nunca foi tão extensa, e que nasceu há exatamente 20 anos com a primeira e revolucionaria Multistrada 1000, que marcou a abertura da Ducati a um público mais orientado para o turismo.

 

Vinte anos durante os quais a Multistrada foi capaz de evoluir e se renovar através dos modelos 1100, 1200, 1260 e V4. Chegando à sua quarta geração e permanecendo sempre fiel ao seu conceito original de turística apurada de acordo com os valores de Estilo, Sofisticação e Performance que são intrínsecos ao ADN da Ducati. A Multistrada introduziu várias alterações à gama Ducati, tais como os Riding Modes e a atuação variável das válvulas DVT, mas foi também a primeira moto no mundo equipada com inovações técnicas absolutas, como a suspensão semi-ativa Skyhook ou, mais recentemente, a estreia mundial do radar dianteiro e traseiro, para suportar os sistemas de Adaptive Cruise Control e Blind Spot Detection (Cruise Control Adaptativo e Deteção de Ângulos Mortos), bem como a desativação ampliada.

Com a “Rally”, a Ducati transporta o espírito ‘globetrotter’ da Multistrada V4 para um patamar ainda mais elevado, graças ao melhor conforto para condutor e passageiro, maior autonomia e uma aptidão para off-road ainda mais pronunciada, sem negligenciar a performance (170 cv), fiabilidade e custos de manutenção, com intervalos de manutenção a cada 60.000 km e mudança de óleo a cada 15.000 km/24 meses, graças ao motor V4 Granturismo de 1158 cc. A nova estratégia de desativação estende-se à bancada de cilindros traseira mesmo quando rodando a baixa velocidade, quando o regime do motor e a solicitação de binário a partir do acelerador são baixas, com um impacto positivo no consumo de combustível, que desce em cerca de 10%.

A Multistrada V4 Rally introduz também uma estratégia ampliada de desativação da bancada de cilindros traseira, uma solução técnica que faz a sua estreia numa moto de produção a nível mundial. Para além de desativar os cilindros traseiros ao ralenti quando a moto se encontra estacionária, uma função já presente na Multistrada V4, o V4 Granturismo agora mantém a bancada de cilindros traseira desativada noutras condições de funcionamento, de modo a beneficiar o consumo de combustível e as emissões.

O painel TFT a cores de 6,5 polegadas oferece funções de navegação por mapa graças à aplicação Ducati Connect, que suporta o uso do telefone, agora albergado num compartimento ventilado, mesmo para atender chamadas ou ouvir música, usando um capacete equipado com sistema de intercomunicadores.
A Ducati Multistrada V4 Rally chegará aos vendedores autorizados a partir de fevereiro de 2023 em duas cores, Ducati Red e Alumínio Escovado & Negro Mate, esta última com um visível depósito em alumínio escovado. Ambas as versões têm jantes negras de raios. Existem três diferentes versões: Adventure Radar, equipada com as funções Adaptive Cruise Control e Blind Spot Detection, Adventure Travel & Radar, que acrescenta malas laterais em alumínio, punhos e assento aquecidos, e a Full Adventure, que completa o equipamento antes citado com um silenciador homologado Akrapovič e guarda-lamas dianteiro em fibra de carbono.

A Multistrada V4 Rally – como todas as Ducati Multistrada – está coberta pela garantia “4|Ever Ducati”, válida por 4 anos sem limite de quilometragem, com assistência em viagem incluída na Europa continental.