Paolo Troilo (Taranto, 1972), conhecido pela sua técnica única de pintura hiper-realista com os dedos, explorou a fusão entre mito e realidade, com o objetivo de representar a força sobre-humana através da figura de um homem em aceleração sublinhado pelas formas e volume da Streetfighter V4. A “Centauro” destaca-se pelo dinamismo e potência, características que se alinham em sintonia com o design icónico e a excelência das duas marcas italianas.
A pintura realça a representação figurativa dos braços de um homem inclinado em aceleração, emergindo dos dois lados do depósito, e é completada com outras ferramentas na decomposição geométrica abstrata que caracteriza as restantes peças da moto. Este trabalho artístico transmite assim uma potência e um sentido de confiança sem limites nas próprias capacidades.
A ideia do evento “Art of Creating Myths” nasceu em setembro de 2022 e celebrou a contínua colaboração entre Ducati e Lamborghini, marcando assim presença na Arte Fiera 2024 com a exposição “Centauro” e “Minotauro”, que estiveram em exposição até dia 5 de fevereiro. Esta iniciativa sublinha a sinergia entre o mundo da arte e o design automobilístico e ao mesmo tempo enfatiza o compromisso das marcas com a inovação e a criação de mitos modernos.
A edição limitada Ducati Streetfighter V4 Lamborghini, com apenas 630 unidades, e a ainda mais exclusiva Speciale Cliente, limitada a 63 unidades, exemplificam a união entre desporto, exclusividade e fascínio. Este evento contou também com a presença dos CEOs de ambas as companhias, Claudio Domenicali e Stephan Winkelmann, o que reforça o impacto desta parceria entre a Ducati e Lamborghini no Motor Valley italiano e no mundo da arte e design.