Fernão Joanes recebe etapa do Campeonato Europeu de Motocross a 29 e 30 de maio

22/05/2021

Depois da edição do ano passado ter sido cancelada devido à pandemia de Covid-19, o Campeonato Europeu e Nacional de Motocross regressa ao Crossódromo das lajes em Fernão Joanes nos dias 29 e 30 de maio para apurar os melhores pilotos desta modalidade.

No último fim de semana do mês, a pequena aldeia da Guarda, com cerca de 200 habitantes, receberá a primeira etapa desta competição, que contará com a presença de alguns dos pilotos mais conceituados a nível nacional e europeu.

Sábado, dia 29 de maio, será dedicado aos treinos livres e cronometrados, bem como às qualificações para as categorias do Campeonato Europeu, e no Domingo, dia 30, será o dia principal do evento, com os treinos livres e cronometrados das categorias do Campeonato Nacional de Motocross e as provas oficiais dos pilotos do Campeonato Europeu. Portugal será a primeira das cinco paragens que o Campeonato Europeu de Motocross fará em 2021, ao lado da Eslovénia, de Itália, de França e da Croácia.

Segundo António Bico, representante da Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes e responsável pela organização do evento “Ficamos muito felizes de poder organizar um evento desportivo à escala europeia em Fernão Joanes, há já seis anos.

Embora sejamos uma pequena localidade na Guarda com cerca de 200 habitantes, existe um enorme envolvimento de toda a aldeia para que esta iniciativa supere sempre as expectativas. Este ano o desafio será acrescido, uma vez que não teremos público a assistir, contudo, faremos de tudo para continuar a levar os melhores momentos da competição a todos os portugueses”.

Durante os dois dias, serão disputadas as categorias de EMX 65 e EMX 85 no Campeonato Europeu de Motocross e as categorias de MX1, MX2, MX Júnior e MX Elite no Campeonato Nacional de Motocross.

A Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes recebe este evento desde 2014 e tem uma tradição com o motocross de mais de vinte anos, realizando desde essa altura provas de caráter amador. Além da organização, o evento conta ainda com o apoio do Município da Guarda, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), da Junta de Freguesia de Fernão Joanes, Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda, e de mais de 70 patrocinadores, entre eles o Intermarché da Guarda, a Publisegur – Corretora de Seguros na Guarda, Via Rápida Publicidade, Matos e Prata SA e a Ergovisão.