Fim-de-semana perfeito para Ivo Lopes em Barcelona

08/05/2023

A corrida de Barcelona, a quarta do calendário de 2023 do Campeonato do Mundo de SBK, fica para sempre gravada na memória de Ivo Lopes, pois marcou a concretização de um sonho que o piloto da BMW vinha a alimentar e perseguir desde os últimos anos.

 

Uma oportunidade que surgiu, a convite da BMW Motorrad Motorsport, com o objectivo de substituir o piloto lesionado Michael van der Mark. Desafio que o piloto português agarrou com grande vontade e determinação, fechando a sua estreia no mundial de SBK com um ponto na classificação geral.

“Foi um fim de semana de sonho, onde tive a possibilidade de me estrear no mundial de SBK e integrado numa estrutura oficial. Infelizmente não conseguimos fazer a FP1, na sexta feira, ma na FP2 conseguimos rodar durante 20 voltas onde tivemos a oportunidade de testar a BMW M1000RR oficial, que é bastante diferente da que utilizo no campeonato espanhol de velocidade”, confidencia Ivo Lopes.

Se na sexta-feira já havia deixado boas indicações, no sábado, foi o comprovar das qualidades e capacidades do piloto luso, que terminou a primeira corrida do fim de semana no 15º posto, conquistando assim o seu primeiro ponto no mundial logo na sua prova de estreia. Tal facto não passou desapercebido no paddock, nem na box da BMW, cujo piloto da moto #75 não se cansa de elogiar: “a equipa foi fantástica e deram-me todo o apoio que necessitei ao longo de todo o fim de semana. A sua compreensão é assinalável e o profissionalismo é absolutamente incrível. Fizemos um excelente trabalho em conjunto e ficou claro o potencial que temos em conjunto com a M1000RR.”

Já no dia de ontem (domingo), Lopes voltou a mostrar uma evolução notável, terminando a segunda corrida na 17ª posição, num final de corrida complicado, devido ao aparecimento de alguma chuva, que obrigou a cautelas redobradas.

Já de regresso a casa, Lopes prepara já a próxima corrida, que terá lugar no próximo fim de semana em Valência, a contar para o campeonato espanhol de velocidade.

Ivo Lopes, ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team
(SuperPole: 20º / Corrida 01: 15º / SuperPole Race: 15º / Corrida 02: 17º)

O meu dia foi perfeito. Na Superpole, forcei muito e senti-me muito à vontade, pois encaixei muito bem na moto, entendi-a muito bem. O arranque não foi o que pretendia, mas o ritmo de corrida foi muito positivo, a moto estava muito boa. Consegui entender a moto melhor e isso deixou-me muito satisfeito. Na corrida 2, nas últimas voltas comecei a sentir algumas dificuldades porque começaram a cair algumas pingas de chuva e foquei-me em não cometer erros, o que me pareceu ser o mais importante. Fiquei igualmente feliz! O meu arranque voltou a não ser como eu queria e perdi duas ou três posições, mas depois, consegui fazer uso das boas sensações que tive com a moto e então comecei a aumentar o ritmo. Na fase final da corrida, os pneus começaram a acusar o desgaste, e percebi que isso é um pormenor comum neste campeonato. No geral, saio muito feliz com esta estreia em Barcelona. Agradeço à BMW Motorrad Motorsport, obrigado à ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team, obrigado à BMW Motorrad Portugal e a todos os que tornaram tudo isto possível. Estou muito feliz e muito agradecido por ter tido esta oportunidade.”