Honda apresenta nova CB 1000 Hornet na EICMA em Milão

09/11/2023

No seguimento da CB750 Hornet, uma novíssima Hornet de grande cilindrada abre as suas asas, com um estilo agressivo e minimalista, performances impressionantes inspiradas na CBR Fireblade tetracilíndrica, uma componente ciclística de elevada especificação e equipamento de primeira qualidade.

 

A CB750 da 2023 trouxe o nome Hornet de volta à Europa. E a sua combinação de silhueta streetfighter esguia, potência arrebatadora e agilidade elevada mereceu justificadamente muitos elogios que se refletiram em números de vendas impressionantes; de facto, esta foi a moto naked mais vendida na Europa até agosto de 2023.

Agora, para 2024, a família Hornet expandiu-se com a introdução, não de um, mas de dois novos e fantásticos membros. Com a CB500 Hornet a ocupar o seu lugar ao lado da CB750 Hornet, o trio é encabeçado pela nova CB1000 Hornet, que eleva as emoções ao máximo. Equipada com o formidável motor da CBR1000RR Fireblade de 2017 e concebida como um potente cocktail de performances tetracilíndricas em linha muito fortes e maneabilidade super-ágil, a CB1000 Hornet oferece o máximo de diversão de condução, desde a agitação das cidades até às estradas secundárias sinuosas e retorcidas.

Mais destaques e cores

Desenhada no Japão, a sua aparência transformadora é guiada por dois substantivos: AGRESSIVIDADE e PUREZA. Com o foco penetrante dos dois faróis super-compactos tipo projetor de LEDs, o depósito de combustível de assinatura Hornet – com as laterais dobradas em posição avançada – a moto é larga à frente, mas afunila radicalmente para trás, algo que se vê no banco minimalista que reflete a tradicional cintura estreita da Hornet. O novo quadro também serve como elemento de design, mas aqui está subtilmente escurecido, tal como o subquadro traseiro tubular tipo treliça.

O enorme potencial da CB1000 Hornet de “conquistar quilómetros rapidamente “, as especificações de alta qualidade, as dimensões compactas e o estilo renovado tornam-na numa moto difícil de ignorar, especialmente para quem conduz uma moto naked de média cilindrada e procura subir mais um degrau.

A CB1000 Hornet de 2024 vai estar disponível nas seguintes cores:

Vermelho Grand Prix, Cinzento Metalizado Mate Iridium e Branco Pérola Glare.

Principais especificações técnicas

  • Motor tetracilíndrico em linha, DOHC e 999 cm³: mais de 110 kW (cerca de 150 CV) de potência de pico e binário máximo superior a 100 N·m
  • Admissão de tiragem vertical, escape 4-2-1
  • Sistema TBW de acelerador eletrónico, 3 modos de condução por defeito, sistema HSTC de controlo de tração e embraiagem assistida com função de escorregamento
  • Novíssimo quadro dupla trave em aço
  • Forquilha invertida Showa SFF-BP de 41 mm diâmetro, com regulação do amortecimento em compressão e em extensão
  • Monoamortecedor traseiro Showa, com sistema Pro-Link.
  • Pinças dianteiras radiais de quatro êmbolos e discos flutuantes de 310 mm
  • Pneu traseiro 180/55-17; pneu dianteiro 120/70 ZR17
  • Ecrã TFT de 5 polegadas a cores com sistema Honda RoadSync de conectividade para smartphones
  • Iluminação integral de LEDs e dois faróis dianteiros do tipo projetor, também de LEDs.