Kigumi Suzuki Hayabusa: O puzzle para quem gosta de motos

29/02/2024

Qualquer bom entusiasta de motas (ou de carros) tem em casa ou no escritório um ou mais modelos de motos, capacetes ou cartazes que permitem a qualquer visitante conhecer a paixão do proprietário.

 

Caso não saiba, um Kigumi é uma espécie de puzzle japonês. Como acontece normalmente com qualquer puzzle, a primeira impressão quando se vêem todas as peças que compõem a reprodução é de absoluto horror… mas depois, com paciência e muito tempo, vê-se o resultado final.

Como já referimos, o Kigumi é um método de construção japonês que se centra na madeira. Essa madeira é unida de uma forma engenhosa, uma vez que não são utilizados pregos ou adesivos para manter as peças juntas.

Assim, cada peça é esculpida para se alinhar perfeitamente com a outra. No Oriente, estes puzzles Kigumi são muito comuns e existem autênticas obras de arte feitas através deste método (o seu equivalente na Europa seriam os nossos conhecidos puzzles). Este Kigumi é composto por três placas, cada uma das quais contém os componentes da mota.

O Suzuki Hayabusa Kigumi de coleção é um produto licenciado pela Suzuki e vem em placas de madeira planas. Como tal, não há pressão para o montar de imediato, uma vez que ocupa pouco espaço. No entanto, quando começar, é provável que não consiga parar até ter um produto acabado.

Uma vez terminada, terá uma Hayabusa de aspeto artístico com cerca de 15 cm de comprimento, ou seja, aproximadamente à escala 1:12.