Mário Patrão vence Veteran Trophy no Dakar 2024

22/01/2024

Mário Patrão, o piloto veterano de 47 anos, sagrou-se hoje de forma categórica vencedor do Ranking Veteran Trophy na 46ª edição do Rali Dakar, onde concluiu com sucesso a disputa da 12ª etapa realizada em Yanbu (Arábia saudita).

 

O piloto apoiado pelo Credito Agrícola e aos comandos da nova Honda CRF 450 RS2 Rally (a quem coube a estreia), dominou completamente esta categoria da prova, Patrão foi extraordinário ao longo de toda a edição do Dakar 2024, onde venceu 11 das 12 etapas disputadas, deixando o segundo classificado, David Pabiska, a quase seis horas de distância, a maior margem das três vitórias até agora conquistadas.

Mário Patrão, também com o suporte da BAHCO, apresentou um enorme desempenho neste Dakar realizado nos desertos sauditas. A prova foi particularmente dura e exigente não deu tréguas a pilotos e equipas. Foram 14 dias de uma muito exigente competição, que contou com uma etapa maratona e com a novidade da tão falada etapa 48H Crono. Foi um total de 7.881 quilómetros, dos quais 4.727 cronometrados, que para Mário equivaleu à marca de seis dezenas de horas a pilotar a moto da Honda.

“Ainda nem acredito, o meu sonho tornou-se real, consegui. Comecei há 10 anos este projeto, e estou muito feliz pelo resultado. Este prémio é fruto não só do meu investimento, mas acima de tudo do investimento dos meus patrocinadores que me acompanham, a eles o meu obrigado. Portugal: o 1º lugar na classe Veteran Trophy, É NOSSO”, afimou Mário Patrão visivelmente emocionado com a conquista deste triunfo.

De notar que o currículo de Mário Patrão no Dakar, piloto também apoiado pela SERRALHARIA GARCIA E GOUVEIA, para além de contar já com as três vitórias consecutivas entre os pilotos + 45 (2022, 2023 e 2024), inclui ainda o terceiro lugar da denominada “malle moto” (o enorme desafio lançado pela mais importante competição mundial de todo-o-terreno a pilotos de duas rodas que se aventuram a disputá-la sem assistência externa), conquistado na edição do ano passado, categoria na qual foi 6º em 2022. Também em 2016 Mário Patrão conquistou o 13º lugar e arrecadou a vitória na classe Maratona.

Confira as classificações do Dakar aqui, pode acompanhar também o piloto Mário Patão através das redes sociais.