Miguel Oliveira na equipa norte-americana Trackhouse Racing MotoGP

07/12/2023

São boas notícias para Miguel Oliveira e o seu colega de equipa Raul Fernandez. Justin Marks, proprietário da Trackhouse Racing MotoGP vai tomar o lugar deixado vago pela saída da CryptoData RNF.

 

Assim, foi um evento virtual em que participaram também Carlos Ezpeleta (diretor desportivo da Dorna Sports), Dan Rossomondo (responsável pelo lado comercial do campeonato) e Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, que Marks mostrou que a Trackhouse Racing MotoGP vem com ambições elevadas e pretende ser mais que apenas uma “equipa satélite” da Aprilia oficial.

Justin Marks não chegou a indicar os valores envolvidos no negócio, certamente menores aos que a empresa investe no Nascar, cerca de 40 milhões de dólares por ano, mas nem por isso os objetivos deixam de ser ambiciosos: “Quando olhamos para toda a economia à volta do MotoGP, acredito que é um dos campeonatos de desporto motorizado mais valiosos quando comparamos o preço para jogar versus o alcance, a exposição e o envolvimento global com os fãs. O valor disto é tão alto que foi uma decisão bastante fácil tentar fazer de tudo para entrar na grelha de partida. É a segunda modalidade de desporto motorizado mais consumida no mundo, atrás apenas da F1, mas a qualidade das corridas é tão boa como qualquer outra no planeta.

Os pilotos são estrelas e há 50 milhões de seguidores nas redes sociais e 430 milhões de telespectadores em todo o mundo, com uma assistência média de 127.000 pessoas num fim de semana. Olhamos para todos estes dados e métricas e comparamos com os custos para competir, e por isso foi uma decisão óbvia para nós.”

Mais destaques

Justin Marks tem por objetivo trazer notoriedade à equipa, um pouco na lógica mais comercial dos desportos motorizados americanos e a referência a nomes sonantes do MotoGP como Kevin Schwantz, Wayne Rainey ou Nicky Hayden vem reforçar isso mesmo.

Também Dan Rossomondo, que é americano e esteve ligado à NBA, aproveitou para realçara esta dimensão mais comercial, o que faz todo o sentido, uma vez que é ele o responsável pelo MotoGP em termos comerciais e televisivos.

Mesmo para a Dorna Sports ter uma equipa americana é uma mais-valia porque vai poder expandir a popularidade do MotoGP naquele mercado e definir novas estratégias nesse sentido.

Também para a Aprilia esta ligação à Trackhouse Racing MotoGP pode revelar-se muito interessante uma vez que vai aumentar, ainda mais a projeção da marca americana no mercado norte-americana e reforçar a sua base de clientes. Aliás, a recente vitória da Aprilia RS 660 na MotoAmerica TwinsCup vem exatamente nesse sentido.

Não foram, para já, dados mais detalhes, nomeadamente no que diz respeito às motos com que Oliveira e o seu colega vão correr, havendo três possibilidades:
  • Ambos correm com motos Aprilia RS-GP23;
  • Um dos pilotos já vai correr com uma Aprilia RS-GP24 igual às oficiais;
  • Ambos os pilotos vão pilotar motos Aprilia RS-GP24.

https://youtu.be/YK7e5hJZ1KE