Miguel Oliveira no Top12 na corrida de MotoGP em Buddh

28/09/2023

Deu-se este fim de semana a estreia de toda a caravana de MotoGP no Circuito Internacional de Buddh, na Índia com Miguel Oliveira a conseguir um top12. Um feito na história do motociclismo naquela que foi a 13ª ronda do Campeonato do Mundo de MotoGP. Muitas voltas de adaptação, vários desafios no traçado do circuito e alguma chuva marcaram o fim de semana de curva de aprendizagem para todos os pilotos, incluindo Miguel Oliveira.

 

Na sexta-feira o piloto português fechou em P17 ambas as sessões de treinos que marcaram a sexta-feira, sessões estas que foram um pouco mais longas do que o habitual, antevendo a necessária adaptação dos pilotos à nova pista e à nova localização de mais um Grande Prémio de MotoGP. Da sessão da manhã para a tarde, Oliveira conseguiu dar um grande passo e, no treino da tarde, foi 1,556 segundos mais rápido do que no primeiro treino livre da manhã.

Como o próprio destacou: “Hoje foi um dia bastante difícil, tivemos mais de uma hora de sessão pela manhã e outra à tarde. Não é fácil de gerir, com certeza não fizemos o esforço máximo fisicamente. A sessão da manhã foi um pouco complicada para entender onde colocar as rodas. Tentámos dar um pouco mais nos ‘time attacks’ na sessão de treinos, mas foi bastante desafiante com o calor. A pista é muito técnica, tem muitos pontos de travagem onde não dá para soltar muito. Obviamente é uma pista divertida de pilotar, diverti-me especialmente na sessão da tarde e estou ansioso por amanhã [sábado] para dar mais um passo em frente.”

Oliveira corta a meta em 12º na ‘sprint race’

A chuva de sábado fez com que todo o paddock ficasse parado por algum tempo para garantir condições seguras de pista para os pilotos.

Para a ‘Sprint Race’, Miguel Oliveira largou de 18º na grelha de partida, tendo conseguido um excecional arranque, que o colocou em P11 após a primeira volta. Por ter ultrapassado quando tinha acabado de ser lançada a bandeira amarela, o piloto da Charneca de Caparica viu-se obrigado a ceder uma posição, o que o fez integrar um grupo grande de pilotos e perder mais algumas posições até P14. Com algumas voltas finais consistentes, finalmente viu a bandeira de xadrez em P12, após as 11 voltas aos quase 5 quilómetros do circuito indiano.

 

O piloto afirmou , com entusiasmo: “A situação está difícil, com certeza não estamos a conseguir ter o desempenho que esperávamos. Há muitas curvas lentas que precisamos de reiniciar e isso não está a ajudar-nos muito. Por alguma razão, não estamos a conseguir ser tão competitivos. Também não ajudou o facto de eu não me ter qualificado bem para a grelha de partida. Na corrida Sprint, consegui estar um pouco melhor. Mas muitas coisas aconteceram, tive de ceder uma posição porque me disseram que ultrapassei sob bandeira amarela e também me apercebi que estava a perder óleo da moto, então não foi fácil hoje. Para amanhã [domingo] desejo ser competitivo e terminar nos pontos com bom potencial”.